Avançar para conteúdo

Tudo para WordPress

Plugins, Temas, dicas de WordPress e muito mais para você que busca informação sobre este excelente CMS!

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS
Entenda com funciona Assine nosso RSS

Administrando o WordPress

Publicado em 16/11/2008 às 21h38 por Cau

Normalmente escrevo direcionado a desenvolvedores, mas este é um tutorial ensinando a usar o WordPress e direcionado aos usuários leigos que pretendem apenas usar o sistema para adminstrar seus sites. Creio que a primeira coisa é entender a idéia básica por trás do WordPress. Trata-se de uma plataforma de publicação pessoal, algo criado para que pessoas comuns pudessem publicar textos, fotos, etc. na internet sem a ajuda de um profissional – ou seja, sem investir grana para poder fazer isso.

O WordPress nasceu como um sistema de BLOG, mas já há algum tempo que é visto como um CMS (Content Management System ou Sistema de gerenciamento de conteúdo), mas a funcionalidade primária é a criação de posts. Outra é que o WordPress foi pensado para promover a integração entre você, os internautas que visitam seu site (que podem comentar seus conteúdos) e outros publicadores de conteúdos que podem “linkar” você criando trackbacks e formando dessa maneira uma espécie de rede interativa – que costuma ser muito produtiva depois de firmada.

Mas o que é um post?

Posts e páginas

Há dois tipos básicos de publicações no WordPress e é preciso entender o que cada uma significa:

  • Post Na sua forma natural, o WordPress mostra na página inicial a relação das últimas publicações do site organizada por data, da mais recente para a mais antiga. Essas publicações são chamadas de posts (muitos blogs em português chamam de “artigos”. Um post pode conter texto formatado, imagens, som, vídeos e outras coisas. Normalmente as templates disponibilizam links para os posts na barra lateral, dando a possibilidade de organizar por data e de fazer buscas pelo conteúdo desejado.
  • Página As páginas são em tudo semelhantes aos posts, a não ser pelo fato de que elas não entram nas listagens de posts, estando disponíveis como conteúdos estáticos do site. Os links para as páginas normalmente estão colocados num menu principal no cabeçalho do site.

Se usamos o WordPress para gerenciar o site de uma empresa e queremos colocar nesse site a história da empresa, por exemplo, criaremos uma página, pois a história não se modifica. No máximo um ou outro adendos a cada 4 ou 6 meses? Mas se queremos que nossos clientes tenham acesso a uma notícia – algo que é importnte agora, mas que perderá o valor em alguns dias, publicaremos um post no blog. Dá para pensar nessa divisão entre site (estático) e blog (dinâmico) se configurarmos o WordPress para isso (veremos adiante).

É preciso se familiarizar com a interface de administração

Há algumas coisas que você terá que decorar e a primeira delas é que para entrar na administração do site basta aicionar “/wp-admin” ao endereço principal do site ( www.seusite.com/wp-admin). Ao entrar no ambiente administrativo, a primeira coisa que nos aparece é o painel onde podemos ver os últimos comentários e os “links de entrada” (uma relação de páginas que contém links para publicações suas). Ali também temos botões diretos para publicar um novo post ou uma página e outras informações de menor interesse (notícias do mundo WordPress). Acima podemos ver o menu principal, com os seguintes itens principais:

  • Painel Descrito acima.
  • Escrever Aqui você vai poder criar as suas páginas e posts, além de inserir novos links.
  • Gerenciar Aqui temos entradas para editar páginas e posts já publicados, definir categorias e tags e navegar pela biblioteca de mídias.
  • Temas Esta é a entrada para a área de layout do site. Aqui definimos que template nosso site vai exibir.
  • Comentários Os comentários podem (e devem) ser configurados para cair em moderação antes de serem publicados. Aqui podemos aprovar, rejeitar, modificar, enfim… gerenciar os comentários.
  • Opções As configurações básicas do WordPress estão aqui. Vamos esmiuçá-lo mais tarde. Atenção: este menu (juntamente com o “Gerenciar”) é o preferido dos desenvolvedores de plugins para inserir suas páginas.
  • Plugins Aqui ligamos e desligamos os plugins.
  • Usuários Gerencciar usuários do sistema

Então, a partir daqui, quando eu escrever, por exemplo: “Escrever > Post” estarei me referindo ao item “Post” do menu “Escrever”, ok? Vamos então seguir adiante. Vamos para a página 2!

Páginas: 1 2 3

53 pessoas comentaram o artigo

  • Ademir comentou em 2 de janeiro de 2013.

    Ola.
    Achei muito interessante a matéria e como estou iniciando agora em wordpress, tenho muito a aprender.
    Gostaria de pedir a sua ajuda em relação a um problema que estou tendo. Criei um site com base no tema Graphene e nas paginas aparece um link (Editar Pagina) e quando clico ali abre a tela de adminsitração do wordpress. Como faço para inibir esse link???

    Responder esse usuário
  • Fábio Guerra comentou em 17 de abril de 2013.

    Agradeço e parabenizo a iniciativa de postar esse material.
    Me ajudou bastante.
    Abraço!

    Responder esse usuário
  • Raphaela comentou em 22 de outubro de 2013.

    Olá,
    Gostaria de tirar uma dúvida, um posts estão na página inicial do blog, mas gostaria que houvesse uma página para cada um, com um endereço específico direto para aquele artigo, como poderia fazer isso?

    Att.,

    Responder esse usuário
  • Kleber Alvarenga comentou em 12 de dezembro de 2013.

    Eu tinha uma duvida antes sobre dois, WordPress ou Disqus, mas vejo que a administração do WordPress é completa e fácil de entender(como explicado aqui), mas tenho uma pergunta e queria que alguém me ajudasse nisso. Qual dos dois será melhor para eu usar? porque ambos são ótimos.

    Responder esse usuário
    • Cau comentou em 24 de janeiro de 2014.

      Cara o disqus é uma app externa e o sistema de comentarios do wp é otimo. Eu fico com o wp

      Responder esse usuário
  • christiane comentou em 18 de março de 2014.

    Criei um blog no wordpress para uma amiga (http://magfloralecoach.wordpress.com/) e agora criei um blog para mim (http://chriscomunicacao.wordpress.com/). Só que agora os dados dela aparecem como administradora do meu blog. Como faço para alterar o administrador do meu blog? A ferramenta de Usuários permite enviar um convite, mas não entendo o que tenho de fazer a partir do convite que recebi. Help! Não tem mais a opção simples de incluir um novo usuário e inserir os dados dele.

    Responder esse usuário
  • Conexão Blog comentou em 6 de fevereiro de 2015.

    Estou estudando o wordpress há algum tempo e no seu site tenho encontrado vários artigos de grande valor para o tema.

    Obrigado, mais um artigo de qualidade!

    Responder esse usuário
  • Sergio comentou em 29 de janeiro de 2016.

    Opa, estou começando agora e ainda bem que encontrei seu site, esta me ajudando muito. Vou para a pagina 2 agora, mas gostaria de deixar o meu muito obrigado aqui.

    Responder esse usuário
  • 1 3 4 5

Participe e deixe o seu comentário!

Procurando Temas?

Acesse o arquivo de Temas WordPress