Avançar para conteúdo

Tudo para WordPress

Plugins, Temas, dicas de WordPress e muito mais para você que busca informação sobre este excelente CMS!

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS
Entenda com funciona Assine nosso RSS

Diferença entre WordPress.org e WordPress.com

Publicado em 13/11/2012 às 10h22 por Guga Alves

Toda vez que dou uma palestra em algum canto do Brasil falando sobre WordPress e os benefícios de se usar esta fantástica ferramenta de gerenciamento de conteúdo para gerenciar seu site/blog, busco deixar clara a diferença entre os dois modelos disponíveis para o uso do WordPress: WordPress.org e WordPress.com.

WordPress.com X WordPress.org

Sobre o WordPress.org

Quando ministro tais palestras, obviamente estou falando do WordPress disponível no WordPress.org, que é o site de desenvolvimento do WordPress onde você pode baixar a ferramenta para criar sites/blogs e utilizar em sua hospedagem e domínio próprio. Vale ressaltar que, diferente do que muitos perguntam, o WordPress.org não é pago, o que é pago é seu servidor de hospedagem e seu domínio, o WordPress é disponibilizado para download gratuitamente.

Com o WordPress instalado em seu servidor, você poderá instalar temas (sejam eles gratuitos, pagos, ou desenvolvidos sob medida para suas necessidades) e os alterar conforme seu gosto, instalar plugins para extender as funcionalidades do sistema, e tudo mais que precisar.

Muitos confundem a versão disponibilizada no WordPress.org com o WordPress.com, que é o mesmo software, mas em um modo de funcionamento muito diferente.

Sobre o WordPress.com

No WordPress.com, você não precisará ter uma hospedagem e domínio próprio para utilizar o WordPress. Neste, você terá um blog no formato seusite.wordpress.com e não precisará pagar uma hospedagem, pois é uma rede gratuita de blogs. Pode parecer interessante não ter custos para ter seu site em WordPress, entretanto, apenas parece. Utilizando o WordPress.com, você não poderá instalar o tema que quiser, ficará restrito aos temas disponibilizados em tal rede, e não poderá também instalar plugins, utilizar publicidade (programa de afiliados) ou um sistema de métricas como o Google Analytics, ficando com uma utilização totalmente restrita. Você não poderá também ter acesso ao FTP do servidor e terá que, obrigatoriamente, exibir no rodapé o texto “Aloje seu blog com WordPress.com”, deixando claro que você está se utilizando de uma rede gratuita.

É preciso lembrar que algumas funcionalidades extras, como edição do CSS e utilização de domínio próprio, estão disponíveis no WordPress.com apenas mediante pagamento, mas na minha visão você poderia aplicar melhor o investimento tendo uma hospedagem e domínio próprio do que pagando uma rede de blogs para ter apenas algumas funcionalidades a mais.

Este site se dedica sempre a questões diretamentes relacionadas a versão disponibilizada no WordPress.org, visto que não dá para editar o .com e adicionar as milhares de dicas que disponibilizamos por aqui.

WordPress.com X WordPress.org

Qual versão é a mais indicada para mim?

A não ser que seja apenas um blog pessoal sem pretensão nenhuma de crescimento ou de estudo de suas métricas, siga para o WordPress.com. Caso você tenha pretensões maiores com o site, seja ele pessoal ou de sua empresa/negócio, e deseje ter total liberdade na edição e configuração, aconselho a ter sua hospedagem e domínio próprio e instalar o WordPress.org. Recomendamos o uso da Hostgator Brasil para hospedar seu site.

Espero que este post ajude a esclarecer a diferença entre as duas versões do WordPress :)

34 pessoas comentaram o artigo

  • Deise Carvalho Ferreira comentou em 27 de julho de 2016.

    Ola, uma ajuda por favor, tenho meu blog no wordpress.com posso mudar para wordpress.org?
    como?
    obrigada!!

    Responder esse usuário
    • Guga Alves comentou em 19 de setembro de 2016.

      Você pode seguir estes passos descritos em https://migrandoseu.wordpress.com e em caso de qualquer dúvida entrar em contato com a própria equipe de suporte do WordPress.com em wordpress.com/help/contact. Por acaso trabalho lá mas este site aqui trata apenas de WordPress.org, ok?

      Responder esse usuário
  • fabiola brandao comentou em 3 de janeiro de 2017.

    É preciso já ter contratado um serviço de hospedagem para utilizar o wordpress.org? (eu na verdade queria montar o site primeiro, testar templates – inclusive ter um pago que gostei – e só contratar a hospedagem quando tiver certos conteúdos prontos, isso é possível?)

    Responder esse usuário
  • 1 2 3

Participe e deixe o seu comentário!

Procurando Temas?

Acesse o arquivo de Temas WordPress