Avançar para conteúdo

Tudo para WordPress

Plugins, Temas, dicas de WordPress e muito mais para você que busca informação sobre este excelente CMS!

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS
Entenda com funciona Assine nosso RSS

Instalando o WordPress no Mac OS X Leopard

Publicado em 13/08/2009 às 17h09 por Guga Alves

Antes de começar este tutorial, devo deixar claro o seguinte: Esta postagem é uma tradução da dica postada no site Letters and Science. Infelizmente não possuo um Mac e não pude testar o funcionamento da dica desta matéria, portanto conto com a colaboração dos amigos usuários de Mac ! Tens um Mac e vai seguir a risca os passos dados aqui ? Então deixe seu parecer nos comentários para que possamos nos certificar que funciona (e assim eu possa tirar esta observação daqui).

Como iniciar e parar o Apache HTTP Server

  1. Vá em: Preferências de Sistema -> Compartilhamento  (System Preferences -> Sharing)
  2. Para iniciar o servidor, selecione Web Sharing.  Para parar o servidor, desmarque esta opção.

Instale o MySQL

  1. Baixe o MySQL for Mac OS X.
  2. Verifique a integridade do pacote baixado usando MD5 checksums ou GnuPG.
  3. Siga as instruções presentes em installing MySQL on Mac OS X.  É recomendado instalar tanto o item MySQL Startup quanto o painel de preferências. Isso possibilitará ter a iniciação automática do MySQL durante a inicialização do sistema e lhe permitirá iniciar ou pausar o servidor MySQL com um clique.
  4. Faça estes testes após a instalação.

Habilitando o PHP

O Mac OS X vem com o Apache HTTP Server e o PHP instalados. O módulo PHP precisa apenas ser habilitado. Ache a localização do arquivo httpd.conf, o arquivo principal de configuração do Apache HTTP Server, usando o comando httpd -V. Nota: O ‘$' no início das linhas abaixo representa o prompt de comando. $ httpd -V | grep SERVER_CONFIG_FILE -D SERVER_CONFIG_FILE="/private/etc/apache2/httpd.conf" Atenção. Prossiga apenas se você sabe exatamente o que está fazendo. É necessário um mínimo de conhecimento técnicosobre Unix. Edite o arquivo httpd.conf usando seu perfil de administrador do sistema com o comando sudo e seu editor de texto favorito. Exemplificaremos com o vi. $ sudo vi /private/etc/apache2/httpd.conf Retire o # da linha abaixo: # LoadModule php5_module Salve o arquivo e saia. Inicie o  HTTP server e teste se o PHP está funcionando criando um arquivo no seu diretório Web contendo a chamada a função phpinfo(). File: /Users/<username>/Sites/test.php <?php phpinfo(); ?> Navegue até a URL http://localhost/~username/test.php .

Alterando o MySQL socket

Se você, após estes primeiros passos, tentou intalar o WordPress, você provavalmente se deparou com o seguinte erro: Error establishing database connection Esse erro ocorre porque o PHP que vem instalado no Mac OS X (Leopard) é pré-configurado para buscar pelo caminho /var/mysql/mysql.sock.  Nas versões atuais do MySQL,  o socket do MySQL aponta para/tmp/mysql.sock.  A seguir mostramos como consertar isso. Find the PHP configuration file path from the call to phpinfo() from earlier.  Provavelmente estará em /etc e esta localização seja um link simbólico (um atalho) para /private/etc. Crie um arquivo php.ini (isso se já não existir um) copiando o arquivo de configuração phi.ini padrão, usando acesso de administrador (root) com o comando sudo e de permissão de escrita para este arquivo. $ cd /private/etc $ sudo cp php.ini.default php.ini $ sudo chmod +w php.ini No php.ini, edite as duas linhas dos parâmetros mysql.default_socket e mysqli.default_socket para ficarem assim: mysql.default_socket = /tmp/mysql.sock mysqli.default_socket = /tmp/mysql.sock Salve o arquivo e saia.

Páginas: 1 2

2 pessoas comentaram o artigo

  • Alex Tobias comentou em 18 de outubro de 2011.

    Alguem saberia de um tutorial pra wordpress onde se utiliza o mamp???

    Responder esse usuário
  • Rafael comentou em 26 de março de 2013.

    Sei que faz tempo que o Alex Tobias já deve ter achado o tutorial para mamp, mas para quem como eu que ainda procurava, segue link de um vídeo, siga rigorosamente o que é feito, fiz aqui e deu certo, tranquilo e sem problemas!

    Responder esse usuário

Participe e deixe o seu comentário!

Procurando Temas?

Acesse o arquivo de Temas WordPress