Avançar para conteúdo

Tudo para WordPress

Plugins, Temas, dicas de WordPress e muito mais para você que busca informação sobre este excelente CMS!

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS
Entenda com funciona Assine nosso RSS

Taxonomias personalizadas no WordPress: Como utilizar?

Publicado em 03/09/2012 às 12h33 por Guga Alves

Em geral,  taxonomias (do grego tassein = “para classificar” ) são utilizadas para classificar e organizar coisas referentes a um mesmo grupo. Por padrão, taxonomias no WordPress são tags e categorias que o WordPress está usando para os posts. Além destes dois, o WordPress permite que desenvolvedores criem suas próprias taxonomias ao desenvolver um tema, utilizando funções para tal no arquivo functions.php do tema, e este é o assunto que iremos abordar nesta postagem, vamos aprender a trabalhar com taxonomias personalizadas no WordPress.

Digamos que você está criando um portfólio e decidiu organizar os itens nele presente por Cores. Ao criar um novo item no portfólio, você precisará que uma estrutura como esta apareça em sua página de postagem.

Criando Taxonomias Personalizadas

Tudo o que você tem a fazer é utilizar um trecho de código, como o abaixo, em seu functions.php para gerar sua taxonomia personalizada. Se por acaso o tema que você está a utilizar não possui um arquivo functions.php, você pode criá-lo sem problemas.

Repita o processo para a criação de cada taxonomia que desejar.

Utilizando a nova taxonomia personalizada em seu tema

Com sua nova taxonomia criada, você precisará também da função get_the_term_list para exibir a taxonomia na página da postagem desejada.
Para tal, você precisará utilizar a função nos moldes abaixo, a inserindo no local desejado em seu tema (normalmente utilizado na single.php)

Com isso, você será capaz de utilizar perfeitamente taxonomias personalizadas em seus projetos. Para aprender técnicas mais avançadas sobre taxonomias personalizadas, sugiro a leitura do post da Smashing Magazine

3 pessoas comentaram o artigo

  • Leandro comentou em 3 de setembro de 2012.

    Artigo bem simples , fácil de usar e muito util! :)

    Responder esse usuário
  • Rafael comentou em 25 de setembro de 2012.

    No caso o que eu altero nos arquivos para entrar a funcionalidade… tipo… a cor e o ID vão em qual?! No que entra no ‘single.php’?!

    Responder esse usuário
  • Cyberlacs comentou em 30 de janeiro de 2013.

    Muito Ótimo este artigo, mas tenho uma dúvida ?

    Eu criei duas Taxonomias uma Pai e outra Mãe pois utilizarei estas para um site de um canil, e neste site preciso colocar o nome do pai e o nome da Mãe do filhote que será vendido.

    Quando utilizo esta Taxonomias elas imprimem certinho no single.php mas o problema é no search.php que não encontra de maneira nenhuma estas Taxonomias.

    Pergunto como fazer para que estas Taxonomias sejam encontradas através do search.php.

    Muito obrigado

    Responder esse usuário

Participe e deixe o seu comentário!

Procurando Temas?

Acesse o arquivo de Temas WordPress