Avançar para conteúdo

Tudo para WordPress

Plugins, Temas, dicas de WordPress e muito mais para você que busca informação sobre este excelente CMS!

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS
Entenda com funciona Assine nosso RSS

Quais as Novidades do WordPress 3.8?

Publicado em 19/11/2013 às 09h44 por Guga Alves

As funcionalidades WordPress 3.8 foram decididas durante uma reunião de três horas capitaneada por Matt Mullenweg, no dia 04 de novembro.

  • MP6 (reformulação visual da área administrativa);
  • Widgets Area Chooser (redesenho da área de Widgets Interface);
  • Dash (redesign da página de dashboard);
  • THX38 (releitura da experiência de instalação do tema).

Ao contrário das versões anteriores do WordPress, todos os recursos previstos para o 3.8 estão sendo desenvolvidas e testadas pela primeira vez em plugins independentes antes de serem integrados no núcleo. Com lançamento previsto para 12 de dezembro, vejamos o que vem de novo:

MP6

A equipe de UI (User Interface) do WordPress já havia lançado como será o novo painel administrativo no plugin MP6 . O objetivo do MP6 é repensar a interface de usuário no WordPress 3.8 , simplificando-o .
A primeira coisa que você vai notar é o tratamento da barra lateral de administração e barra de navegação. MP6 usa mais cores escuras e também substitui os ícones do menu e usa ícones achatados.

wordpress admin ui mp6

Utiliza azul em vez de cinza escuro para destacar a guia ativa no momento. A cor de foco dos itens de menu também foi alterada para azul. Este tratamento de cor faz a interface do usuário ter uma aparência mais moderna. A cor de fundo das páginas de administração também mudou, de branco para cinza, e utilizando a fonte Open Sans.

mp6 admin ui cores

A área de edição de posts também foi levemente redesenhada, com uma interface mais simplificada.

post ui

Widgets Area Chooser

A reunião começou com a discussão sobre os benefícios de acessibilidade deste. Shaun Andrews apresentou uma proposta de última hora para a sua inclusão no WordPress 3.8.

wp 38 widget chooser

Widgets são uma maneira fácil para os usuários arrastarem e soltarem elementos em suas barras laterais e em outras áreas prontas para widget. Isso permite que os desenvolvedores de temas construiam temas com múltiplas áreas de widgets prontas, de modo que os usuários possam adicionar facilmente novas funcionalidades. Com várias áreas de widgets prontas e toneladas de widgets para escolher, por vezes torna-se difícil para arrastar e soltar um widget na barra lateral direita.

Com o WordPress 3.8, este problema será resolvido com uma nova interface de usuário para a tela de widgets. A nova tela de Widgets irá permitir aos utilizadores escolher facilmente a barra lateral que desejam adicionar um widget. A nova interface do widget será mais limpa, livre da desordem, e visualmente atraente.

Omnisearch

Durante a reunião , foi determinado que o plugin Omnisearch, que já faz parte do JetPack, precisa de mais discussão sobre a implementação e características , por isso o trabalho vai continuar no JetPack antes de ser liberado para passar para o núcleo do sistema.

DASH

Dave Martin , também conhecido como @lessbloat e líder de equipe do plugin DASH , começou a trabalhar em dupla com Mark Jaquith, líder de desenvolvimento do núcle do WordPress, e estarão trabalhando para fundir o plugin com o núcleo do sistema
Quando perguntado como a tela inicial aparecerá em um site que não tem muito conteúdo, @lessbloat postou um screenshot de um novo painel:

Dash

THX

A plugin Theme Experience (THX) está agora no seu caminho para 3.8. Usuários do WordPress podem esperar uma maneira muito melhor de ver os temas que possuem, no próximo lançamento.
Alguns pontos foram levantados sobre como melhorar o que o plugin já faz e fazer algumas de suas características mais visíveis na interface do usuário. Matt observou que teste esta funcionalidade com muitos temas será importante , a fim de garantir que a experiência continue boa no que tange a velocidade de carregamento desta seção.

Twenty Fourteen

Twenty Fourteeen será o novo tema padrão para o próximo ano, que deverá ser lançado em WordPress 3.8. É um tema estilo magazine com suporte para conteúdo em destaque para ser bem visível em todo o site. Se o seu site não usar imagens em destaque, Twenty Fourteeen garante que ele parece muito fora da caixa, sem imagens de destaque também.

twenty fourteen

 

Recursos estão se fundindo ao núcleo do WordPress 3.8

Durante a reunião desenvolvimento do 3.8, Matt emparelhou cada recurso com um desenvolvedor do núcleo como um “amigo” para o líder do plugin. ” O papel do amigo é um suporte para tentar acelerar a entrada do plugin assim que possível “, disse ele .

São muitas novidades por vir, e uma melhoria siginficante na utilização do sistema no que tange a interface do usuário!

4 pessoas comentaram o artigo

  • Breno Alves comentou em 19 de novembro de 2013.

    Cara, estava esperando esse post!
    Parece que vamos ter uma revolução no WordPress nos próximos anos.

    Lembro de você ter falado em uma palestra que o 3.8 viria com edição de post visual, direto na página do site. Estou enganado ou esse recurso ainda estar por vir?

    Estou acompanhando os posts, estão cada dia melhores!
    Parabéns Guga!

    Abraços

    Responder esse usuário
  • Rafael Funchal comentou em 19 de novembro de 2013.

    Ótimo post, Guga.

    Apenas um complemento sobre o MP6:

    Em “Usuários -> Seu pefil” existem mais 6 paletas de cores que podem ser utilizadas pelo usuário, que vão desde temas light ao dark do MP6 padrão.

    Respondendo a pergunta que surgirá: Sim, cada usuário pode definir qual o estilo de cores para seu painel.

    Responder esse usuário
  • Clodoaldo comentou em 12 de dezembro de 2013.

    Cara, desculpe, as isso não é praticamente nada!
    Não vi nada de grande.

    São melhorias básicas que qualquer tema poderia fazer

    Responder esse usuário

Participe e deixe o seu comentário!

Procurando Temas?

Acesse o arquivo de Temas WordPress