WordPress 3.1 Post Formats: novos formatos para suas postagens

Post formats é uma nova e excitante função que dá as caras pela primeira vez no WordPress 3.1.

Muitos, ao lerem o post oficial de lançamento desta versão, não devem ter tido nem idéia do que se trata esta nova função, por que deve aprender a usá-la ou até como tirar vantagem da nova funcionaidade. Sabendo disso, estamos aqui justamente para trazer este novo conceito de uma forma de fácil compreensão para todos.

O que são Post Formats?

Post Formats são meta informações que podem ser usadas por temas para customizar a apresentação de um post. Traduzindo, são métodos de estilização de posts específicos. Usando esta funcionalidade, você pode especificar a formatação visual de um post. Isso expande o formato micro-blogging do WordPress porque você agora poderá ter formatos de posts específicos para vídeos, links, imagens, audios, citações, etc, tudo no mesmo lugar, e a melhor parte é que cada um terá sua diagramação específica.

Entendi, mas tem algum exemplo ai?

Vamos dar uma olhada no site Digging into WordPress. Eles tem dois tipos de estilos de posts na homepage. Um deles é o post completo, exibindo um trecho da postagem e uma chamada para a página do psot, como em qualquer outro blog. Logo abaixo, vemos que tem um estilo específico de post que são links externos para outros posts que seus leitores possam achar útil.

exemplo digwp

Blogar para muitos é isso, compartilhar informações, e muitas vezes em alguns casos queremos apenas divulgar um link útil para nossos visitantes sem ter que descrevê-lo muito, apenas por achar que tal link poderia ser útil para nosso público. Entretanto, criar um post comum e inserir um link não diz de cara para o visitante do que se trata aquela matéria, e o pobre coitado pode achar que é um mega post sobre o assunto e não gostar de saber que era apenas um simples link.

Porque não simplificar e deixar visualmente claro que se trata de uma informação com um formato diferente?

Embora existam truques, como o aplicado no Digging into WordPress, que sempre fez uso desta formatação mesmo sem usar o WordPress 3.1 e tendo bem mais trabalho para tal, os Post Formats vieram para suprir esta lacuna, pois agora desenvolvedores de tema poderão lhe dar esta funcionalidade já pronta para o caso de você desejar usá-la, as criando de uma forma bem mais prática.

Deu pra notar que este não é um recurso simples de explicar, não é mesmo?

Normal, isso acontece porque apenas um texto não irá lhe fazer entender com detalhes como funciona. Os que pensaram mais a frente devem ter notado que agora dará até mesmo para escrever mensagens curtas de status, como fazem no twitter, mas tê-las com uma formatação própria sem ter muito trabalho para tal. Tal função tratá uma nova gama de possibilidades para o WordPress, ampliando seu funcionamente como plataforma de blogs e também dando nvos caminhos para os que o usam como gerenciador de um site maior.

Como utilizar Post Formats no WordPress 3.1

Assim como nos post thumbnails, menus, background personalizados e outras funções, os post formats também foram criados como um recurso que podem ser ativados nos temas. Isso significa que tal recurso só funcionará se seu tema for adaptado para tal.

Ativar tal recurso exigirá um bom conhecimento de HTML, CSS e funções do loop do WordPress, portanto lembre-se disso ao tentar seguir este tutorial.

Para ativar os ‘post formats’ no WordPress 3.1, você precisará adicionar a linha a seguir no seu arquivo function.php:

add_theme_support( 'post-formats', array( 'aside', 'gallery' ) );

No exemplo acima ativei os post formats aside e gallery, mas eles não são os únicos. Vamos a listagem de todos:

  • aside – Normalmente estilizado sem um título, como um update de statos no Facebook.
  • chat – Transcrição de um bate-papo.
  • gallery – Uma galeria de imagens.
  • link – Um link.
  • image – Uma única imagem.
  • quote – Uma citação.
  • status – A short status update, usually limited to 140 characters. Similar to a Twitter status update.
  • video – Um único vídeo.

Maiores detalhes no Codex de WordPress.

Uma vez adicionado o código no functions, você notará um novo campo no seu painel de postagens

post format

Com o exemplo acima, ao publicar o seu post você poderá escolher entre o formato padrão de postagem ou os 2 Post Formats declarados: Aside ou Gallery

Após o primeiro passo, para utilizar no seu tema o Post Format selecionado, você deverá fazer uso da função has_post_format() para a mágica funcionar.

Na área do seu tema que exibe as postagens (seja no home.php ou index.php, ou páginas de categorias), você precisará do seguinte trecho para efeguar corretamente a formatação:

if ( has_post_format( 'aside' ) {

    // formatacao desejada para post format = aside

} else if (has_post_format('gallery')) {

    //formatacao desejada para post format = gallery

} else if (has_post_format('link')) {

    // formatacao desejada para post format = link

} else {

    //formatacao para o post padrão

}

Espero que esta postagem sirva como um bom guia para todos 🙂

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários