Avançar para conteúdo

Tudo para WordPress

Plugins, Temas, dicas de WordPress e muito mais para você que busca informação sobre este excelente CMS!

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS
Entenda com funciona Assine nosso RSS

Identificando Conteúdo Duplicado e usando URL Canonical

Publicado em 07/02/2012 às 22h13 por Guga Alves

Obs.: Continuação da matéria Conteúdo Duplicado: Causas. Caso não tenha a lido, sugerimos que a leia primeiro.

Conteúdo Duplicado

Solução Conceitual: Url Canônica

Como indicado na parte 1 desta matéria, o fato de várias URLs levarem para o mesmo conteúdo é um problema, mas que pode ser resolvido. Com um pouco de trabalho, uma publicação será normalmente capaz de dizer facilmente ao mecanismo de busca qual a URL “correta” para um determinado artigo. O engraçado é que, às vezes, você perguntar 3 pessoas da mesma empresa qual a URL do artigo X e eles vão dar três respostas diferentes …
Isso é um problema que precisa ser resolvido porque no final só pode haver uma URL correta. Essa URL “correta” para uma parte do conteúdo foi apelidada de “Canonical URL” pelos mecanismos de busca.
Nota Irônica: canônico é um termo decorrentes da tradição católica romana, onde uma lista de livros sagrados foi criado e aceito como verdadeiro, eles foram apelidados os Evangelhos canônicos do Novo Testamento. A ironia é que levou a Igreja Católica Romana cerca de 300 anos e numerosas lutas para chegar a essa lista canônica, e que acabou por optar pela 4 versões da mesma história …

Identificando conteúdo duplicado

Você pode não saber se tens problema de conteúdo duplicado no seu site ou com seu conteúdo. Deixe-me te dar alguns métodos de descobrir.

Google Webmaster Tools

O Google Webmaster Tools é uma ótima ferramenta para identificar conteúdo duplicado . Ao entrar no Google Webmaster Tools, vá em Diagnósticos -> Sugestões HTML, e você verá isto:
Identificando Conteúdo Duplicado com o Google Webmaster Tools

Se as páginas têm títulos ou descrições duplicadas, quase nunca isso é uma coisa boa. Clicando no item desejado, ele irá revelar os URLs que têm títulos ou descrições duplicadas e irá ajudá-lo a identificar o problema (os diferentes locais onde a mesmo artigo é exibido). A questão é que se você tem um com a “palavra-chave x” e ele foi designado para duas categorias, os títulos podem ser diferentes. Eles podem ser por exemplo “Palavra X – Categoria X – Exemplo de Site” e “Palavra – X Categoria Y – Exemplo de Site “. O Google não pega estes dois caminhos como títulos duplicados, mas você pode encontrá-los através de pesquisas e notar que apesar de terem títulos diferentes, o conteúdo é exatamente o mesmo.

Pesquisando os títulos ou snippets

Existem vários operadores de pesquisa que são muito úteis para casos como estes. Se você quiser encontrar todas as URLs em seu site que contêm a sua Palavra X, você deverá digitar a frase seguinte na pesquisa no Google:

site: example.com intitle: “Palavra X”

O Google irá mostrar-lhe todas as páginas em example.com que contenham essa palavra. Quanto mais específico melhor. Você pode usar o mesmo método para identificar conteúdo duplicado em toda a web. Vamos dizer que o título completo de seu artigo era “Palavra X – porque é impressionante”, você deve pesquisar:

intitle: “Palavra X – porque é impressionante”

E o Google iria dar-lhe todos os sítios que correspondem a esse título. Às vezes vale a pena mesmo procurando uma ou duas frases completas de seu artigo, pois alguns copiadores pode mudar o título.
Em alguns casos, quando você fizer uma pesquisa como essa, o Google pode mostrar um aviso como este na última página de resultados:
Exibir Resultados Omitidos
Este é um sinal de que o Google já esta a “omitir” alguns resultados duplicados. Vale a pena clicar no link e ir olhando para todos os outros resultados para ver se você pode corrigir alguns desses.

Na continuação deste artigo, leia sobre as soluções práticas para isso >>Soluções práticas para Conteúdo Duplicado

2 pessoas comentaram o artigo

  • Anúncios Grátis comentou em 11 de junho de 2012.

    Belo aritgo de qualidade de alto proveito.

    Responder esse usuário
  • Paulo comentou em 2 de março de 2013.

    Boa Tarde Guga,
    Inicialmente Parabens pelo site o por todas as dicas contidas nele….um grande trabalho!
    Tenho uma duvida!
    Iniciei um site a mais ou menos 1 anos e vi que existem muitos links duplicados devido ao meu antigo editor do site adicionar o mesmo nome do titulo do site como uma tag….reparei agora que ao inves de me posicionar nas buscas com o titulo o que esta sendo indexado são as tags!
    O que vc recomenda que eu faça….
    Removo todas as tags duplicadas que contenham o titulo do texto ou o que ja esta indexado eu mantenho do jeito que esta ja que ja esta indexado ?

    Obrigado!

    Responder esse usuário

Participe e deixe o seu comentário!

Procurando Temas?

Acesse o arquivo de Temas WordPress