Avançar para conteúdo

Tudo para WordPress

Plugins, Temas, dicas de WordPress e muito mais para você que busca informação sobre este excelente CMS!

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS
Entenda com funciona Assine nosso RSS

Descubra quais plugins estão deixando seu WordPress mais lento!

Publicado em 17/02/2012 às 10h00 por Guga Alves

Uma instalação padrão do WordPress é muito boa em carregar páginas muito rapidamente. Esta é uma decisão proposital da equipe de desenvolvimento, para manter o núcleo rápido e deixar as funções não essenciais para os plugins, para que as pessoas que não precisam dessas funções não sejam retardadas por elas e as utilizem apenas se optarem.

Com isso dito, a maioria das pessoas começa imediatamente a tentar instalar alguns plugins para obter a funcionalidade que eles estão procurando. À medida que você começar a construir seu site e vai adicionando plugins, você pode não perceber imediatamente os milésimos de segundo aqui e ali que cada plugin adiciona a seu tempo de carregamento.

Se você notou que a velocidade da página está ficando um pouco lenta (ou se você nem sequer considerou), pode valer a pena fazer uma auditoria para ter uma idéia de quais dos seus plugins estão adicionando mais para o seu site o tempo de carregamento. Ironicamente, isso será feito como uso de um plugin.

P3 Plugin Performance Profiler

O P3 Plugin Performance Profiler é um ótimo plugin desenvolvido pela GoDaddy.com que você pode ativar apenas para fazer esta auditoria e, em seguida, desativá-lo quando terminar de afinar o seu site, para que ele não seja mais um plugin ativado a afetar a velocidade geral do site.
P3 Plugin Performance Profiler

Realizando a auditoria

Uma vez instalado o plugin, você encontrará a tela do plugin no menu Ferramentas. A interface de usuário é muito bem organizado e de fácil navegação. Para executar a sua primeira avaliação, aperte o botão Start Scan. Uma vez que feita a varredura automática, ele irá passar por um processo de carregamento de um bom número de suas páginas e avaliar o tempo de carregamento de cada um, o que irá levar um cero tempo, portanto tenha paciência, não se faz uma auditoria correta sem uma amostragem satisfatória :)

Compreendendo os resultados

Quando a verificação terminar, você poderá visualizar os resultados da verificação. No topo da tela de resultados, você obtém informações sobre quantos plugins você tem, quanto tempo demorou para carregar todos eles e qual a percentagem da sua velocidade de carregamento da página é atribuível a plugins. Nos testes feitos no TudoParaWordPress, apenas 19,45% do carregamento do site é afetada por plugins (utilizamos 11 plugins e 5 deles para tarefas no backend, para o administrador ligado, portanto o site visitado pelo usuário se utiliza de apenas 6 plugins), mas em testes feitos em site de amigos (que pediram para não revelar detalhes sobre seus sites), chegamos a até 70%, concluindo que tais sites são cerca de 4 vezes mais lento do que era quando o WordPress foi instalado pela primeira vez sem plugins e muitos dos plugins utilizados poderiam ser substituídos por funcionalidades desenvolvidas especificamente para as funções desejadas.

O gráfico em pizza vai lhe dar uma representação visual dos plugins mais pesadas (cada fatia que representa uma porcentagem do tempo total plugin de carga). Conforme falamos anteriormente, é interessante você observar qual plugin realmente impacta no carregamento do front-end do site. Por exemplo, se você utiliza o WP Smush.it para otimizar imagens, ele aparecerá no relatório, mas este apenas é utilizado quando um editor sobe uma imagem em seu servidor pelo uploader de imagens do WordPress, não afetando o carregamento de seu site.

Se você clicar sobre a guia Detailed Breakdown, você pode passar o mouse sobre cada barra do gráfico e ver o tempo de carregamento real para cada plugin. As guias restantes fornecem informações adicionais sobre como cada página que foi utilizada no teste, uma comparação entre o tempo de carregamento do núcleo do W, o tempo de carregamento do tema e tempo total de carregamento dos plugin, quantas consultas SQL foram necessários para carregar cada página e outras métricas.

Hora para uma mudança?

Uma vez que você executou a verificação em seu site e observou os resultados, você está em uma boa posição para tomar uma decisão para decidir o que fazer com o seu site para melhorar sua performance. Reveja os plugins mais pesados e decida se você realmente precisa deles. Se você não consegue viver sem eles, talvez haja um plugin diferente ou até um snippet legal para o substituir, mais leve e que ainda consiga a mesma funcionalidade.

Fez os testes? Compartilhe conosco!

Quantos plugins seu site utiliza? Qual o impacto dos mesmos no carregamento do seu site (Plugin Load Time e Plugin Impact)?

15 pessoas comentaram o artigo

  • Alfredo Beleza comentou em 24 de março de 2012.

    Olá Guga,
    Tenho estado a analisar a performance do meu site e chegue até aqui através de uma pesquisa no google. Ainda não conhecia o plugin que você recomenda. Depois de ler o artigo instalei-o e dei início aos testes. Já tinha a sensação que alguns plugins estavam a afectar a velocidade de carregamento, mas não tinha descoberto quais. A verdade é que um deles – Visual Composer -(plugin premium) representa cerca de 60% do tempo de carregamento. de imediato fui fazer outra verificação através do Google Page Speed e obtive os seguintes dados: “The page TECH&NET – tecnologia, internet, rede… got an overall Page Speed Score of 91 (out of 100)”. Bem este resultado não me parece mau. De qualquer maneira quis fazer um teste a um dos artigos em que utilizo o “Visual Composer”. É um post com uma análise ao Nokia N9, tem várias imagens, um vídeo e etc. Achei que teria resultados muito piores, mas o score não foi muito diferente “he page Review ao Nokia N9 | TECH&NET – tecno… got an overall Page Speed Score of 90 (out of 100)”. De qualquer maneira os diversos testes que efectuei fizeram-me ver que ainda é possível melhorar. Ainda não desactivei o plugin, porque não quero perder a formatação dos artigos e como são muito ainda não tive tempo de os refazer. Por outro lado já estou a trabalhar num novo layout e o novo tema só irá utilizar os plugins indispensáveis.
    Não conhecia o seu site e fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade do conteúdo. Pode ter a certeza de que agora vai ser um site de paragem obrigatória.
    Obrigado pelas dicas.

    Responder esse usuário
    • Guga Alves comentou em 27 de março de 2012.

      Alfredo, não conheço o plugin mencionado por você, mas é importante estar atento a uma detalhe: se o plugin roda apenas no back-end, para um usuário logado no site, ele não irá atrapalhar no tempo de carregamento do front-end.
      Obrigado pelos elogios ao TudoParaWordPress :)

      Responder esse usuário
    • Cristian comentou em 2 de junho de 2014.

      Olá Alfredo,

      Você ainda utiliza o Visual Composer ?
      Estou querendo iniciar o uso e ainda tenho dúvidas..
      O site fica muito lento ..se eu instalar plugin w3c cache ..resolve ??

      Responder esse usuário
  • VideoHits comentou em 4 de julho de 2012.

    Que baita plugin. Baixou o MySQL querys de 500 para 75. O site carregou 4x mais rapido. O Simple Tags era o principal problema – usava 40% de todo processo de servidor.
    Muti obrigado.

    Responder esse usuário
    • Guga Alves comentou em 11 de julho de 2012.

      De nada, estamos aqui para lhes ajudar mesmo..
      4 vezes mais rápido? Que maravilha, fico muito feliz com seu depoimento e em ter te ajudado tanto com apenas 1 post! \o/

      Responder esse usuário
  • Felipe Gonçalves dos Reis comentou em 22 de julho de 2012.

    Parabéns! Esse plugin salvou a minha vida!
    Eu estava com um problema nele a três dias e não sabia como resolver, depois de um check-up no blog com ele, vi que meu blog demorava 16 segundos. Vi o que estava errado e resolvi. Perfeito cara! Muito obrigado mesmo.

    Responder esse usuário
  • paulo rocha comentou em 22 de junho de 2013.

    o meu achou o wp scan e o contact form 7 que esta lento demais, devo retirar? tem algum que eu possa colocar no lugar que seja mais rapido? obrigado desde já

    Responder esse usuário
  • David H. comentou em 17 de abril de 2014.

    Excelente assunto, e muito bem escrito!

    Vc acha que um plugin para WP pode interferir com o layout, e outras funcionalidades do site principal, como outros plugins ligados ao sistema de pagamentos de e-commerce (paypal)?

    Obrigado!

    Responder esse usuário
  • Douglas Murano comentou em 21 de outubro de 2014.

    Boa tarde, Guga!
    Esse plugin ainda é indicado para essa analise ainda? Somente estou perguntando por causa do post ser de 2012.
    Obrigado Fera!

    Responder esse usuário

Participe e deixe o seu comentário!

Procurando Temas?

Acesse o arquivo de Temas WordPress