Administrando o WordPress

Algumas opções importantes a definir na administração

Podemos modificar o título e a descrição do blog a qualquer momento, bastando ir a Opções > Geral. Há coisas importantes além do título, aqui definimos detalhes como email do administrador, formatos de hora e data, comportamento do sistema ao receber novos usuários e outras configurações. Veja: Repare que você pode tirar dessa imagem o formato ideal para datas por extenso em português. Na página Opções > Lendo podemos configurar quantos posts serão exibidos nas páginas do blog e nos feeds RSS, mas o item mais importante sem dúvida é o tópico “A página inicial mostra”, onde definimos se o site irá exibir na página principal os posts ou uma página estática – nesse caso, precisamos definir uma outra página para ser o blog (para exibir os posts). Dessa forma podemos criar um site com páginas estáticas e posicionar o blog em uma dessas páginas – teremos então (conceitualmente) um site, não um blog. Os 3 primeiros itens da página Opções > Discussão são de suma importância para definir de que forma o sistema irá se comportar em relação aos comentários (dê uma olhada lá… os itens são auto-explicativos). Na página Opções > Privacidade podemos definir se liberamos ou vetamos os robôs dos buscadores quando vierem indexar o site – importante que esteja sempre liberado! (se você quiser visitas) Em Opções > Permalinks definimos como serão montados os links do nosso site. O padrão do WordPress é montar uma URL a partir de parâmetros, algo como “www.seusite.com/?p=254”, mas o ideal é usar URLs amigáveis, baseadas no título do post (www.seusite.com/nome-do-seu-post/) O item Comentários é um dos mais usados pois é lá que acompanhamos os comentários aos posts publicados, podendo liberar ou vetar, classificar como span, etc. Também é algo auto-explicativo, vou apenas falar de como rejeitar um comentário. Ao ser rejeitado, o comentário simplesmente deixa de ser publicado, ao passo que se marcarmos como spam algumas medidas são tomadas para, quando um comentário semelhante chegar seja automaticamente classificado como spam, sem você se preocupar. Uma dica: se ao escrever, o editor visual não carrega, vá ao seu perfil (clique no seu login em “Logado como fulano”) e habilite o editor visual. >> Todas as referências a comandos na inteface foram baseados nessa tradução para o português. Devo continuar nessa praia , falando para os iniciantes, pois preciso que alguns clientes entendam e aprendam a usar o sistema. Então, um abraço e até. Cau

53 Comments

  1. Ola.
    Achei muito interessante a matéria e como estou iniciando agora em wordpress, tenho muito a aprender.
    Gostaria de pedir a sua ajuda em relação a um problema que estou tendo. Criei um site com base no tema Graphene e nas paginas aparece um link (Editar Pagina) e quando clico ali abre a tela de adminsitração do wordpress. Como faço para inibir esse link???

  2. Agradeço e parabenizo a iniciativa de postar esse material.
    Me ajudou bastante.
    Abraço!

  3. Olá,
    Gostaria de tirar uma dúvida, um posts estão na página inicial do blog, mas gostaria que houvesse uma página para cada um, com um endereço específico direto para aquele artigo, como poderia fazer isso?

    Att.,

  4. Kleber Alvarenga
    Kleber Alvarenga

    Eu tinha uma duvida antes sobre dois, WordPress ou Disqus, mas vejo que a administração do WordPress é completa e fácil de entender(como explicado aqui), mas tenho uma pergunta e queria que alguém me ajudasse nisso. Qual dos dois será melhor para eu usar? porque ambos são ótimos.

  5. Criei um blog no wordpress para uma amiga (http://magfloralecoach.wordpress.com/) e agora criei um blog para mim (http://chriscomunicacao.wordpress.com/). Só que agora os dados dela aparecem como administradora do meu blog. Como faço para alterar o administrador do meu blog? A ferramenta de Usuários permite enviar um convite, mas não entendo o que tenho de fazer a partir do convite que recebi. Help! Não tem mais a opção simples de incluir um novo usuário e inserir os dados dele.

  6. Estou estudando o wordpress há algum tempo e no seu site tenho encontrado vários artigos de grande valor para o tema.

    Obrigado, mais um artigo de qualidade!

  7. Opa, estou começando agora e ainda bem que encontrei seu site, esta me ajudando muito. Vou para a pagina 2 agora, mas gostaria de deixar o meu muito obrigado aqui.

Deixe uma resposta