Avançar para conteúdo

Tudo para WordPress

Plugins, Temas, dicas de WordPress e muito mais para você que busca informação sobre este excelente CMS!

  • Twitter
  • Facebook
  • RSS
Entenda com funciona Assine nosso RSS

Administrando o WordPress

Publicado em 16/11/2008 às 21h38 por Cau

Normalmente escrevo direcionado a desenvolvedores, mas este é um tutorial ensinando a usar o WordPress e direcionado aos usuários leigos que pretendem apenas usar o sistema para adminstrar seus sites. Creio que a primeira coisa é entender a idéia básica por trás do WordPress. Trata-se de uma plataforma de publicação pessoal, algo criado para que pessoas comuns pudessem publicar textos, fotos, etc. na internet sem a ajuda de um profissional – ou seja, sem investir grana para poder fazer isso.

O WordPress nasceu como um sistema de BLOG, mas já há algum tempo que é visto como um CMS (Content Management System ou Sistema de gerenciamento de conteúdo), mas a funcionalidade primária é a criação de posts. Outra é que o WordPress foi pensado para promover a integração entre você, os internautas que visitam seu site (que podem comentar seus conteúdos) e outros publicadores de conteúdos que podem “linkar” você criando trackbacks e formando dessa maneira uma espécie de rede interativa – que costuma ser muito produtiva depois de firmada.

Mas o que é um post?

Posts e páginas

Há dois tipos básicos de publicações no WordPress e é preciso entender o que cada uma significa:

  • Post Na sua forma natural, o WordPress mostra na página inicial a relação das últimas publicações do site organizada por data, da mais recente para a mais antiga. Essas publicações são chamadas de posts (muitos blogs em português chamam de “artigos”. Um post pode conter texto formatado, imagens, som, vídeos e outras coisas. Normalmente as templates disponibilizam links para os posts na barra lateral, dando a possibilidade de organizar por data e de fazer buscas pelo conteúdo desejado.
  • Página As páginas são em tudo semelhantes aos posts, a não ser pelo fato de que elas não entram nas listagens de posts, estando disponíveis como conteúdos estáticos do site. Os links para as páginas normalmente estão colocados num menu principal no cabeçalho do site.

Se usamos o WordPress para gerenciar o site de uma empresa e queremos colocar nesse site a história da empresa, por exemplo, criaremos uma página, pois a história não se modifica. No máximo um ou outro adendos a cada 4 ou 6 meses? Mas se queremos que nossos clientes tenham acesso a uma notícia – algo que é importnte agora, mas que perderá o valor em alguns dias, publicaremos um post no blog. Dá para pensar nessa divisão entre site (estático) e blog (dinâmico) se configurarmos o WordPress para isso (veremos adiante).

É preciso se familiarizar com a interface de administração

Há algumas coisas que você terá que decorar e a primeira delas é que para entrar na administração do site basta aicionar “/wp-admin” ao endereço principal do site ( www.seusite.com/wp-admin). Ao entrar no ambiente administrativo, a primeira coisa que nos aparece é o painel onde podemos ver os últimos comentários e os “links de entrada” (uma relação de páginas que contém links para publicações suas). Ali também temos botões diretos para publicar um novo post ou uma página e outras informações de menor interesse (notícias do mundo WordPress). Acima podemos ver o menu principal, com os seguintes itens principais:

  • Painel Descrito acima.
  • Escrever Aqui você vai poder criar as suas páginas e posts, além de inserir novos links.
  • Gerenciar Aqui temos entradas para editar páginas e posts já publicados, definir categorias e tags e navegar pela biblioteca de mídias.
  • Temas Esta é a entrada para a área de layout do site. Aqui definimos que template nosso site vai exibir.
  • Comentários Os comentários podem (e devem) ser configurados para cair em moderação antes de serem publicados. Aqui podemos aprovar, rejeitar, modificar, enfim… gerenciar os comentários.
  • Opções As configurações básicas do WordPress estão aqui. Vamos esmiuçá-lo mais tarde. Atenção: este menu (juntamente com o “Gerenciar”) é o preferido dos desenvolvedores de plugins para inserir suas páginas.
  • Plugins Aqui ligamos e desligamos os plugins.
  • Usuários Gerencciar usuários do sistema

Então, a partir daqui, quando eu escrever, por exemplo: “Escrever > Post” estarei me referindo ao item “Post” do menu “Escrever”, ok? Vamos então seguir adiante. Vamos para a página 2!

Páginas: 1 2 3

53 pessoas comentaram o artigo

  • Ronne Clay comentou em 14 de janeiro de 2011.

    Muito bom mesmo. A coisa cresceu tanto que as informações que encontramos são mais para usuários avançados. Bom pensar no pessoal que tá chegando.

    Se puder, quero deixar minha dica também. Trata-se de meu e-book que acrescenta ao assunto mostrando como criar um Tema para WordPress: http://www.fineweb.com.br.
     
    Valeu e parabéns pelo site!

    Responder esse usuário
  • Ricardo comentou em 15 de janeiro de 2011.

    O wordpress é uma ferramenta madura para publicação de conteúdo web e sua rede de usuários, coloboradores e desenvolvedores é uma das mais completas dos sistemas de administração de conteúdos que existe! 
    Fácilmente você localizada as informações que procura e links para ferramentas e opções, tornando o sistema util para uma quantidade infinita de situações.

    Responder esse usuário
  • keke comentou em 5 de abril de 2011.

    Eu vou instalar na minha máquina mais eu já estive olhando.Parece que é bom!!

    Responder esse usuário
  • Cleuza Web comentou em 14 de junho de 2011.

    Olá, alguém sabe como posso desabilitar o rascunho automático? tem mi dado uma enorme dor de cabeça.

    Responder esse usuário
  • marco aurelio comentou em 19 de agosto de 2011.

     
    Oi amigos,
    Desenvolvo um blog de plataforma WP, e ao publicar uma foto, o efeito zoom não ocorre, mesmo estando ativo o plugin ‘Viva Zoom’; porém, as fotos anteriores já publicadas, o zoom funciona perfeitamente.
    E tb, quando publico um arquivo .doc, ele não carrega, ou seja, só aparece o nome do arquivo, ao passar o mouse em cima, nada acontece – os arquivos anteriores, funcionam bem, clica-se em cima e abrem.
    Detalhe: na semana passada, tive que configurar meu PC, a máquina ficou nova.. Será que esses 2 problemas, são do Windows ? (utilizo o Windows XP SP3–  antes era o SP2). Me ajudem por gentileza.

    Responder esse usuário
  • Cinderela Carvalho comentou em 29 de agosto de 2011.

    Boa tarde!
    Gostaria de saber como meus amigos podem visualizar meus post?
    Eles não conseguiram entrar na página…
    Obrigado.
    Cinderela Carvalho.

    Responder esse usuário
  • Desenvolvedor Web comentou em 9 de janeiro de 2012.

    O CMS mais utilizado no mundo!!!
    Um tutorial ensinando a trabalhar com o wordpress é muito bom!

    Responder esse usuário
  • Junior comentou em 1 de abril de 2012.

    Olá Galera!

    Tenho um blog no wordpress e foi atualizado para a versao 3.3.1, porem o botao que eu incorporava video do youtube sumio e nao to conseguindao mais deixar o vídeo (nao somento o link) no meu blog. Algume pode me ajudar?

    Responder esse usuário
  • paulo g. comentou em 26 de abril de 2012.

    Eu alterei o URL do wordpress, como posso editar o ficheiro que está na imagem via ftp? Pois por ter alterado o link fiquei sem WP admin. Desta forma gostaria de saber qual o ficheiro php que se deve alterar. Obrigado.

    Responder esse usuário
  • Vilmar Jochem comentou em 4 de junho de 2012.

    Pretendo iniciar agora no WP, gostaria de saber se instalando ele no servidor posso ter vários usuários distintos cada qual com sua página (site/blog) pessoal com temas individualizados?

    Agradeço vossa resposta.

    Responder esse usuário
  • 1 2 3 4 5

Participe e deixe o seu comentário!

Procurando Temas?

Acesse o arquivo de Temas WordPress