Como adicionar um favicon para seu site WordPress

Vamos a uma dica muito legal para adicionar um favicon ao seu blog no WordPress, encontrada no Blog do The Best e ajustada e simplificada para tirar a dúvida de uma visitante de nosso blog que me mandou um email e motivou esta dica :)

O que é o tal do favicon?

Ele nada mais é que um ícone que fica ao lado do endereço do site/blog na barra do navegador.

Para que serve?

Ele serve para criar uma identidade do seu logotipo ao endereço do site/blog e para um melhor design (digamos assim).

Como criar um favicon.ico do meu logo?

Para isso basta você usar o serviço gratuito e online do site Dinamic Drive. Nele você envia uma imagem nos formatos gif, jpg, png e bmp, até 150 KB, que ele tranforma em um arquivo favicon.ico prontinho para ser usado.

Como colocar no Blog?

É bem simples !

Existe até um plugin do WordPress que o faz, mas julgo que seja totalmente desnecessário instalar um plugin que apenas adiciona 1 linha no cabeçalho de seu blog , então vou mostrar aqui a forma mais simples de fazer.

Entre as tags <head> e </head> de seu tema, normalmente encontradas no arquivo de cabeçalho (header.php) adicione a seguinte linha:

<link rel=”shortcut icon” href=”/favicon.ico”>

Lembrando que o href é o url de onde se encontra o favicon.ico. O indicado é que esteja na raiz do site.

Pronto, simples não ?

Compartilhe o artigo com um colega!
Imagem padrão
Guga Alves
Analista de Sistemas, Pós graduado em Marketing Digital e idealizador dos sites Tudo Para WordPress e Remotamente. Possuo sólidos conhecimento de SEO, já trabalhei no maior projeto feito com WordPress no mundo, o WordPress.com e palestrei em diversos eventos como Campus Party e WordCamp Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Fortaleza e Belo Horizonte. Organizador do WordCamp Rio de Janeiro 2014 e 2015.
Artigos: 274

35 comentários

  1. Vlw Guga!

    Já estava caçando um plugin kkkk…

    Alguns pontos para ajudar:
    1 – Trabalhe a transparência ao redor ícone para que quando o icone for renderizado no browser o acabamento fique mais legal. Depois de pronto salve o arquivo em .png e depois converta para .ico

    2 – Talvez quando colar o comando indicado pelo Guga, vocês terão que digitar as aspas duplas que tem nele de novo para que o WordPress possa reconhecer, digo pois isto aconteceu comigo.

    Abraço

Deixe uma resposta