Como ativar a aba Links no WordPress 3.5

Por padrão, a seção de Links foi desativada em novas instalações que utilizem o WordPress 3.5 pois grande parte da comunidade já havia deixado de utilizar lista de links por seus sites. Entretanto, muitos usuários que ainda gostariam de utilizar tal funcionalidade podem ter se sentido prejudicados com tal remoção e estão sem saber como fazer para tal item voltar ao menu.

Para adicionar novamente a aba Links no WordPress 3.5, basta utilizar a função abaixo no arquivo functions.php de seu tema:

<?php
add_filter( 'pre_option_link_manager_enabled', '__return_true' );
?>

Vale lembrar que se você utilizava tal funcionalidade em seu site e o atualizar para o WordPress 3.5, tal item continuará sendo exibido normalmente, portanto não precisam se preocupar com isso, ok?

E para exibir a lista de links no seu site, basta utilizar a função wp_list_bookmarks !

Compartilhe o artigo com um colega!
Imagem padrão
Guga Alves
Analista de Sistemas, Pós graduado em Marketing Digital e idealizador dos sites Tudo Para WordPress e Remotamente. Possuo sólidos conhecimento de SEO, já trabalhei no maior projeto feito com WordPress no mundo, o WordPress.com e palestrei em diversos eventos como Campus Party e WordCamp Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Fortaleza e Belo Horizonte. Organizador do WordCamp Rio de Janeiro 2014 e 2015.
Artigos: 274

23 comentários

  1. Amigo, ve se pode ajudar.
    Instalei o WP 3.5 com o tema Twenty Twelve.
    Pois bem no inicio da instalação marquei a opção de não INDEXAR NOS BUSCADORES, para no fim do projeto, ai sim, habilitar a indexação.
    O problema é o item privacidade não consta na ABA – Configurações, como posso resolver isso? Se puder ajudar. abraço.

  2. Fiz conforme foi ensinado para ativar a aba links, mas infelizmente não funcionou. Comecei então a me aventurar para achar outra forma e então o caminho que deu certo foi este: Abra a aba Menus e coloque o nome do menu como exemplo eu coloquei “Links Favoritos” e clique em criar menu. No painel da esquerda, em links personalizados digite a url do seu link, como por exemplo: http://www.baixaki.com.br, e em “rótulo” coloque o nome do site: Baixaki e clique em adicionar ao menu. E dessa forma vá adicionando as url’s e adicionando ao menu. Depois disto clique em salvar menu. Abra a aba “widgets”. Arraste para a barra lateral o widget “menu personalizado”. Clique em salvar e coloque o titulo: Links Favoritos, ou o que preferir como titulo. Salve novamente e veja o resultado!

  3. Olá, Estou com o novo wordpress, so que ao colocar o essa função no php da erro de sintaxe e o site sai do ar automaticamente. Quero saber como proceder, onde exatamente devo colocar esse código.

    Atenciosamente,
    Fabio Oliveira

    • Fabio,
      Tive o mesmo problema.

      Descobri que a WordPress disponibilizou um plugin para reativar a aba link.

      Basta clicar na aba Plugin, adicionar novo e Procure por “Link Manager”.

      Espero ter ajudado um abraço.

  4. Deu erro pra mim tbm. Só funcionou quando eu deixei de abrir e fechar as tags, ficou assim: add_filter( ‘body_class’, ‘twentyeleven_body_classes’ );

    Eu tabém substitui o tipo de aspas tipo essa aqui: ”””””””

  5. Corrigindo o comentário anterior: As aspas que eu usei foram estas: ‘ e não esta ” e nem esta`´`´´ Eu acho, Guga, que o tipo de aspas está influenciando no funcionamento do código, pra mim só funcionou quando eu fiz essa mudança. Para outros eu não sei?!

Deixe uma resposta