Criando o arquivo .htaccess em seu Windows

Dando aulas de WordPress no Instituto Infnet e mexendo aqui no meu computador, senti a necessidade de criar um arquivo .htaccess em meu servidor local. Se você reparar bem, o Windows por padrão não permite a criação de arquivos no formato .nomedoarquivo, já que sua estrutura de arquivos segue o formato nome.extensão (e isso é padrão do Windows, portanto independente de você estar usando XAMPP ou um servidor local configurado manualmente).

Porque estou falando disso ? Se você reparar bem no WordPress instalado em seu servidor, na pasta raiz dele há o arquivo .htaccess, e é nele que são salvas algumas configurações de plugins, bem como a estrutura de links permanentes.

Tentei o seguinte: criei um arquivo htaccess.txt e tentei renomear um arquivo de texto por aqui e recebi a seguinte mensagem:

Erro ao criar .htaccess no Windows

Pesquisando pelo Google e lendo alguns fóruns, achei uma dica interessante para contornar este problema:

-Crie um arquivo chamado htaccess.txt e salve-o sem conteúdo algum, apenas para ter este arquivo criado

-Abra o Prompt de Comando do DOS executando o arquivo cmd.exe (Vá em Executar e digite cmd.exe, tecle enter)

– Vá para a pasta onde está instalado o WordPress no seu servidor local. No meu caso, como mostra a imagem abaixo, está em C:\xampp\xampp\htdocs\wordpress mas esta localização irá variar de acordo com sua instalação.

– Estando no Prompt de Comando, execute o seguinte comando:

rename c:\xampp\xamp\htdocs\wordpress\htaccess.txt .htaccess

Renomeando .htaccess no Windows

Bem simples não? Tão simples que aposto que mesmo a galera que, como eu, viveu bem a era MS-DOS (sim, existe uma era pré-windows), não pensaria nisso

Agora com o.htaccess configurado em seu localhost, você está mais próximo ainda do funcionamento do seu WordPress no servidor web !

Caso goste da dica ou a julge ao menos interessante, não esqueça de deixar seu comentário logo aqui abaixo, ok ?

Abraços e até o próximo post!

Compartilhe o artigo com um colega!
Imagem padrão
Guga Alves
Analista de Sistemas, Pós graduado em Marketing Digital e idealizador dos sites Tudo Para WordPress e Remotamente. Possuo sólidos conhecimento de SEO, já trabalhei no maior projeto feito com WordPress no mundo, o WordPress.com e palestrei em diversos eventos como Campus Party e WordCamp Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Fortaleza e Belo Horizonte. Organizador do WordCamp Rio de Janeiro 2014 e 2015.
Artigos: 274

11 comentários

  1. Gostei dessa dica amigo, eu usei o DOS, mas faz tanto tempo que não lembro mais.
    É, eu comecei ainda no Windows 3.1 hehehe

    Valeu, abraço.

  2. Amigo é muito mais fácil abrir o arquivo com o Notepad do Windows e clicar em Salvar Como e na tela que se abrir na opção Salvar como tipo selecionar Todos os tipos e salvar o arquivo com o nome de .htaccess que ele vai salvar numa boa.

  3. RESULTOU!!!

    Depois de dias à procura de uma solução, vim parar ao sitio certo!
    Obrigado pela dica.

    PS: Eu sabia isto porque comecei a trabalhar em informática com o MS DOS, mas precisei de alguém para me relembrar do que já sabia :)

  4. Boa dica! Valeu!

    Uma pergunta: o WordPress sobrescreve automaticamente o .htaccess? Fiz algumas alterações, na hora funcionaram, mas depois de uns dias estava como o WordPress gerou originalmente. É normal isso?

  5. Guga, excelente dica! Fica listado mais um método de criar o arquivo .htaccess no Windows!

    Muito boa as dicas do seu blog!
    Parabéns!

Deixe uma resposta