Diferença entre WordPress.org e WordPress.com

Toda vez que dou uma palestra em algum canto do Brasil falando sobre WordPress e os benefícios de se usar esta fantástica ferramenta de gerenciamento de conteúdo para gerenciar seu site/blog, busco deixar clara a diferença entre os dois modelos disponíveis para o uso do WordPress: WordPress.org e WordPress.com.

WordPress.com X WordPress.org

Sobre o WordPress.org

Quando ministro tais palestras, obviamente estou falando do WordPress disponível no WordPress.org, que é o site de desenvolvimento do WordPress onde você pode baixar a ferramenta para criar sites/blogs e utilizar em sua hospedagem e domínio próprio. Vale ressaltar que, diferente do que muitos perguntam, o WordPress.org não é pago, o que é pago é seu servidor de hospedagem e seu domínio, o WordPress é disponibilizado para download gratuitamente.

Com o WordPress instalado em seu servidor, você poderá instalar temas (sejam eles gratuitos, pagos, ou desenvolvidos sob medida para suas necessidades) e os alterar conforme seu gosto, instalar plugins para extender as funcionalidades do sistema, e tudo mais que precisar.

Muitos confundem a versão disponibilizada no WordPress.org com o WordPress.com, que é o mesmo software, mas em um modo de funcionamento muito diferente.

Sobre o WordPress.com

No WordPress.com, você não precisará ter uma hospedagem e domínio próprio para utilizar o WordPress. Neste, você terá um blog no formato seusite.wordpress.com e não precisará pagar uma hospedagem, pois é uma rede gratuita de blogs. Pode parecer interessante não ter custos para ter seu site em WordPress, entretanto, apenas parece. Utilizando o WordPress.com, você não poderá instalar o tema que quiser, ficará restrito aos temas disponibilizados em tal rede, e não poderá também instalar plugins, utilizar publicidade (programa de afiliados) ou um sistema de métricas como o Google Analytics, ficando com uma utilização totalmente restrita (a não ser que tenha o plano Negócios, mas pagar MIL reais por mês pra isso não é muito convidativo). Você não poderá também ter acesso ao FTP do servidor (nos planos abaixo do Negócios”e terá que, obrigatoriamente, exibir no rodapé um texto ou link para o WordPress.com, deixando claro que você está se utilizando do serviço deles..

É preciso lembrar que algumas funcionalidades extras, como edição do CSS e utilização de domínio próprio, estão disponíveis no WordPress.com apenas mediante pagamento, mas na minha visão você poderia aplicar melhor o investimento tendo uma hospedagem e domínio próprio do que pagando uma rede de blogs para ter apenas algumas funcionalidades a mais.

Este site se dedica sempre a questões diretamentes relacionadas a versão disponibilizada no WordPress.org, visto que não dá para editar o .com e adicionar as milhares de dicas que disponibilizamos por aqui.

WordPress.com X WordPress.org

Qual versão é a mais indicada para mim?

A não ser que seja apenas um blog pessoal sem pretensão nenhuma de crescimento ou de estudo de suas métricas, siga para o WordPress.com. Caso você tenha pretensões maiores com o site, seja ele pessoal ou de sua empresa/negócio, e deseje ter total liberdade na edição e configuração, aconselho a ter sua hospedagem e domínio próprio e instalar o WordPress.org.

Espero que este post ajude a esclarecer a diferença entre as duas versões do WordPress :)

38 Comments

  1. Olá a todos. Uma dúvida.
    Só para ver se eu entendi.
    Seu eu já tiver meu domínio e um host pessoal e quiser integrar ao wordpress.org para não pagar nada mensal ou anual ao wordpress.org?posso?
    Grato.

  2. Genaro Rivera lamento você nao ter recebido ainda uma resposta, espero que voce tenho carregado em

    “Avise-me sobre novas publicações por email” para poder receber a resposta. Ora bem se bem entendi você quer saber se precisa pagar algo para usar a plataforma WordPress.org!? Posso já lhe informar que a plataforma é completamente gratuita, não precisará pagar nada pela mesma, mensalmente ou anualmente é completamente grátis. No entanto você precisa de uma hospedagem e um dominio para poder instalar a plataforma wordpress.org ou optar por uma hospedagem gratuita se pretender apenas exprimentar e conhecer melhor a plataforma. Cumprimentos

  3. Caro Guga, Olá! Entendi a diferenca entre os dois WordPress legal, o que quero saber é se o Domínio só vou precisar dele quando for fazer o Upload do Blog/Site ou se já preciso dele logo no inicio da montagem do Blog/Site mesmo sem ter feito o Upload?

  4. olá eu ja to usando o wordpress em meu dominio mas não ta aberto a opção plugins e então não consigo colocar banners, eu tenho ele hospedado no hotsgator, como faço para abri essa opção?

    Axo que isso acontece porque ele é .com e não.org

    Obrigado

    • Se você tem o WordPress hospedado em um servidor contratado, então você está usando sim a versão disponibilizada no WordPress.org, basta logar com usuário com nível de acesso Administrador para todas as opções aparecerem.

      Abraços!

      • poisé guga alves, o estranho que eu coloco futebolstar.com.br/wp-login.php e a pagina redireciona para futebolstar.wordpress.com/wp-login.php e ai eu entro e não mostra o painel completo com os plugins

  5. Já tentou atualizar tudo e depois instalar o jetpack e depois conectar os dois .org e .com? .com sempre existirá, e vc precisa linkar os dois para aparecerem os dados…

  6. Olá, eu usava o wordpress.com e fiz um .org, e, claro, os dois tem praticamente o mesmo nome. Se eu excluir o wordpress.com, eu irei perder também meu wordpress.org?

  7. Olá!
    Criei um blog no .com somente pra ser um “diário de bordo” sobre meus preparativos pro casamento, mas acontece que o blog cresceu muito e estou com uma media de 2000 acessos diários.
    Quero migrar pro .org, assim consigo editar o html e começar a colocar banner de propaganda (já recebi alguns emails de fornecedores pra casamento interessados em anunciar no meu blog), mas nunca consegui utilizar o Google Analytics no .com e sei que não terei a pagina de stats no .org…
    O que acontece depois da migração? Vou perder todos os dados de trafego anteriores quando migrar para o .org?
    Obrigada!

    • Você tem sim a página de stats no .org, basta instalar o plugin ‘JetPack’, é ele que mostra as estatísticas lá no WordPress.com!
      Mas ela só se manterão se você utilizar um domínio próprio já que a estatística é vinculada ao domínio que você utiliza.

  8. Olá.. estou montando o meu blog e estou com dificuldades e duvidas ..
    fui instalar o wordpress.com e não deu no meu pc… dizia que eu tinha que ter o linux no computdor ou…(nao lembro outra opção), mas não deu…
    e se fizer, tem que pagar logo de cara o dominio para fazer as primeiras postagens??

    • Raquel, a versão disponível para instalar no servidor é o WordPress.org, e não o .com. Se você quer instalar no seu computador, você precisar ter um servidor local rodando nele, e vc pode usar o XAMPP pra simular isso.
      Sobre pagar logo de cara domínio, creio que você esteja falando do .com, e lá não é obrigatório ter um domínio seu, vc pode usar o endereço seusite.wordpress.com, que é criado quando vc cria sua conta.

  9. Olá Guga.

    Minha dúvida é que tenho meu blog instalado no Godaddy pelo wordpress.org. Mas quando tento alterar minha foto de perfil do gravatar no painel do wordpress, em usuário. Sou direcionado para https://br.gravatar.com que para logar o acesso é pelo wordpress.com

    Como posso me logar no wordpress.com se minha conta está relacionada ao wordpress.org?

    • Jefferson, o gravatar é um serviço que relaciona um email com uma foto, e para o utilizar é preciso ter um login no WordPress.com, mas isso não quer dizer que você tem que ter o site no WordPress.com. Cria a conta pra usar só pro gravatar e pronto.

  10. Pior que sou tão leiga no assunto que eu não consegui entender a diferença, eu iniciei meu blog no wordpress.com pois não sabia que existia o .org, tem como eu fazer essa transferência sem pagar? Acho ele tão limitado… :(

    • O WordPress.com não é limitado, talvez você que esteja querendo usar para algo que não deveria ser feito nele, toda rede tem seu propósito, prós e contras. Você pode fazer o que quiser com o .org mas o “contra” é que você vai ter que aprender a fazer uma manutenção mínima no sistema, atualizar plugins, temas e o WordPress em si de forma segura, etc.
      Você pode sim migrar para .org se contratar uma empresa de hospedagem, baixar o WordPress.org e instalar lá e depois importar os dados do seu site no WordPress.com. Você pode seguir os passos descritos em https://migrandoseu.wordpress.com/ e caso tiver alguma dúvida maior o ideal é buscar ajuda com o suporte do WordPress.com e com sua empresa de hospedagem.

Deixe uma resposta