Instalando e usando o WordPress

Temas visuais e customização

Os temas visuais do WordPress são um conjunto de arquivos, páginas PHP, folhas de estilo CSS e opcionalmente arquivos JS, com código JavaScript. Cada tema tem uma pasta própria, que fica na pasta wp-content/themes. Instalar novos temas é fácil, basta carregar a pasta do tema para esta pasta. Todos os temas disponíveis passam a aparecer na seção “Design” (“Apresentação”), podendo ser ativados com um clique.

Há vários temas para download neste site, na categoria Temas, e você pode colaborar com ela e todas as demais seções deste site se registrando em nosso site. Suas postagens serão lidas por nossa equipe técnica e autorizadas a fazerem parte da seção correta. Lembro apenas que suas postagens devem estar de acordo com o pedido na seção Colabore , para não destoarem das demais :)

Na seção de aparência, o WordPress permite a edição dos arquivos dos temas diretamente pela sua interface via web – editando as páginas PHP como texto. Para que funcione e que possa ser salvo, as permissões da pasta do tema deverão permitir a escrita, assim como comentado na página seguinte sobre o arquivo .htaccess.

Os temas podem ser desenvolvidos ou modificados por qualquer um, e o criador não tem a obrigação de fornecê-lo em várias línguas. Sendo assim, quase sempre você precisará traduzir as mensagens usadas no tema visual. Algumas palavras comuns podem ser puxadas do WordPress, dependendo do idioma configurado no arquivo wp-config.php. Para o que permanecer na língua original (quase sempre em inglês), você deverá editar os arquivos do tema diretamente. Diferentemente do Blogger e de outros serviços, os temas do WordPress são formados por vários arquivos, como cabeçalho, rodapé, barra lateral, etc. Abra todos os arquivos e localize, com cuidado, as palavras que podem ser traduzidas – é necessário ter mínimas noções de HTML e/ou PHP para fazer isso.

Independentemente da edição de código, o WordPress permite incluir acessórios facilmente nas páginas, geralmente nas barras laterais, dependendo do tema. Na seção “Widgets” da área de edição da aparência, você pode adicionar ou remover itens

Depois de adicionados, eles passam a aparecer no lado direito; clique em “Editar” para modificar o conteúdo do campo ou alterar suas propriedades, o que varia de widget para widget. Ao terminar, clique em “Gravar alterações”.

Nas versões anteriores ao WordPress 2.5, a adição dos widgets na página se dava arrastando-os sobre a área de barra lateral desejada.

Entre os widgets disponíveis estão itens como categorias (exibe as categorias existentes no blog na forma de menu), leitor de feed RSS (para inclusão das últimas atualizações de um feed, na forma de links ou uma lista de itens), comentários recentes, campo de busca, texto personalizado, entre outros. O widget de texto personalizado é bom pois permite adicionar código HTML nas seções das barras laterais, facilitando a edição do visual – mesmo que você ative outro tema, os widgets e seus conteúdos não serão perdidos. Se você adicionar ou remover itens diretamente nos arquivos dos temas, as modificações só valerão para o tema editado.

Compartilhe o artigo com um colega!
Imagem padrão
Guga Alves

Analista de Sistemas, Pós graduado em Marketing Digital e idealizador dos sites Tudo Para WordPress e Remotamente.
Possuo sólidos conhecimento de SEO, já trabalhei no maior projeto feito com WordPress no mundo, o WordPress.com e palestrei em diversos eventos como Campus Party e WordCamp Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Fortaleza e Belo Horizonte.
Organizador do WordCamp Rio de Janeiro 2014 e 2015.

Artigos: 274

21 comentários

  1. Quando crio uma categoria e uma sub categoria, gostaria que a sub categoria aparecesse somente quando clikasse na categoria… Ex.:
    Fotos(categoria)
    Fotos 2011(sub categoria)

    Na cara do blog gpstaria que aparecesse somente a categoria Fotos e quando uma pessoa clikar em fotos aparecesse a sub categoria Fotos 2011 eassimk sucessivamente…
    COMO FAÇO??

  2. Guga, seu tutorial está excelente. Instalei em meu servidor e tudo funcionou. Estou com uma dúvida, como trocar o idioma, do inglês para o português?
    Obrigado,

  3. Possuo um site que trata de assuntos como televisão e artistas famosos que será transformado em WordPress, por um simples fato, sua facilidade de uso. Em minha curta experiência com WP pude perceber que suas funcionalidades são incríveis, além de uma plataforma de gerenciamento dinâmica e intuitiva.
    Agradeço ao Guga por manter este site atualizado, com as melhores dicas de WordPress!

  4. Eu fiz tudo direitinho,mas quando chegou no step 2, Tenho que optar por Plano de pagamento, sendo que minha opção antes foi pelo o free. Não entendi! E como eu não tenho muita paciência , desisti. :-) pode ser que um dia eu tente novamente. Obrigada!

Deixar uma resposta