Instalando e usando o WordPress

Permissões de pastas e arquivos – .htacess

É importantíssimo checar uma coisa. O WordPress não criará pastas e subpastas para que correspondam aos caminhos das postagens; ele usa o redirecionamento via arquivo .htaccess, o arquivo de configuração do servidor web Apache. Para salvar estas opções, o arquivo .htaccess deverá estar com permissão de escrita – caso contrário, ele não será salvo, e as páginas que dependerem desses redirecionamentos não funcionarão, retornando o erro 404.

Ao salvar as opções, o WordPress pode mostrar um aviso como “You should update your .htaccess now.” (“Você deve atualizar seu .htaccess agora”). Esse arquivo é um arquivo sem nome, de extensão .htaccess. Se não existir na pasta do WordPress, você deverá criá-lo (usando um editor de textos qualquer, salve como .htaccess e sem extensão adicional).

Rolando a tela, logo após salvar as configurações, o WordPress dará o que você deve adicionar no .htaccess, por exemplo:

<IfModule mod_rewrite.c>
RewriteEngine On
RewriteBase /exploring/
RewriteCond {9eeb70f7dbe31288fb2327b386e95442712f640702adada4ce45490c3a150a0a}{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond {9eeb70f7dbe31288fb2327b386e95442712f640702adada4ce45490c3a150a0a}{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . /exploring/index.php [L]
</IfModule>

O módulo mod_rewrite deverá estar ativo no Apache. Caso não esteja (o que é bem raro), entre em contato com seu provedor de hospedagem.

Se o arquivo .htaccess estiver com permissão de escrita, a configuração passará a funcionar sem que você precise editá-lo manualmente. Normalmente isso acontece ao instalar o WordPress usando algum instalador de aplicações web, como o Fantástico, por exemplo, que é fornecido por alguns provedores. Eles geralmente ajustam as permissões para você.

Falando em permissões… Para que você possa fazer upload de imagens usando o WordPress, a pasta wp-content/uploads deverá ter permissões de escrita também. Caso contrário, o upload falhará. Para verificar isso, conecte-se ao servidor FTP do site e altere as permissões da pasta uploads. Se ela não existir, crie uma, dentro da pasta wp-content.

A forma de alterar as permissões depende do cliente FTP usado. Geralmente basta acessar as propriedades da pasta, clicando nela com o botão direito do mouse.

Marque todas as opções, deixando o valor 777 (permissões para todos os usuários), e mande aplicar a todas as subpastas e arquivos.

Compartilhe o artigo com um colega!
Imagem padrão
Guga Alves

Analista de Sistemas, Pós graduado em Marketing Digital e idealizador dos sites Tudo Para WordPress e Remotamente.
Possuo sólidos conhecimento de SEO, já trabalhei no maior projeto feito com WordPress no mundo, o WordPress.com e palestrei em diversos eventos como Campus Party e WordCamp Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Fortaleza e Belo Horizonte.
Organizador do WordCamp Rio de Janeiro 2014 e 2015.

Artigos: 274

21 comentários

  1. Quando crio uma categoria e uma sub categoria, gostaria que a sub categoria aparecesse somente quando clikasse na categoria… Ex.:
    Fotos(categoria)
    Fotos 2011(sub categoria)

    Na cara do blog gpstaria que aparecesse somente a categoria Fotos e quando uma pessoa clikar em fotos aparecesse a sub categoria Fotos 2011 eassimk sucessivamente…
    COMO FAÇO??

  2. Guga, seu tutorial está excelente. Instalei em meu servidor e tudo funcionou. Estou com uma dúvida, como trocar o idioma, do inglês para o português?
    Obrigado,

  3. Possuo um site que trata de assuntos como televisão e artistas famosos que será transformado em WordPress, por um simples fato, sua facilidade de uso. Em minha curta experiência com WP pude perceber que suas funcionalidades são incríveis, além de uma plataforma de gerenciamento dinâmica e intuitiva.
    Agradeço ao Guga por manter este site atualizado, com as melhores dicas de WordPress!

  4. Eu fiz tudo direitinho,mas quando chegou no step 2, Tenho que optar por Plano de pagamento, sendo que minha opção antes foi pelo o free. Não entendi! E como eu não tenho muita paciência , desisti. :-) pode ser que um dia eu tente novamente. Obrigada!

Deixar uma resposta