Avançar para conteúdo

Tudo para WordPress

Plugins, Temas, dicas de WordPress e muito mais para você que busca informação sobre este excelente CMS!

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS
Entenda com funciona Assine nosso RSS

Itens importantes que você deve saber antes de atualizar seu WordPress para o 3.0

Publicado em 22/06/2010 às 19h51 por Guga Alves

Após 6 meses de desenvolvimento, o WordPress 3.0 foi finalmente lançado. Muitos de nós ficamos ansiosos e atualizamos nossos sites na mesma hora que sabemos desta notícia, mas tem algumas coisinhas que o TudoParaWordPress tem que te contar antes de tomar esse passo.

Como já é do conhecimento da maioria, o WordPress MU foi mesclado, fundido com o WordPress “regular” que conheciamos, o que significa que agora (se você desejar) você pode gerenciar multiplos sites WordPress com uma mesma instalação. Há uma forma de fazer mapeamento de domínios no próprio WordPress e gerenciar vários domínios com uma mesma instalação, mas isso é o tema da próxima matéria (pequeno teaser pra deixar todos com água na boca ;)

Nova terminologia

Com o advento desta mescla com o WordPress MU, teremos que nos acostumar com esta nova terminologia:

  • WordPress MU >> WordPress Multisite (ou “MultiSite”, “WordPress MS”, etc. Este é o WordPress com a função MultiSite habilitada)
  • Blog -> Site (um blog que o usuario pode seguir)
  • Site -> Rede (grupo de blogs sob uma mesma instalação do wordpress, o que geralmente nos trás um blog principal encabeçando o domínio do site, e outros sub-blogs (www.seusite.com.br/subblog) compondo esta rede)
  • Administrador do Site >> Super Admin (O Super Admininistrador que tem acesso total a todos os sites de um determinado WordPress MS, com seu menu de super admin refletindo esta nova terminologia e dando suas ‘super opções’)

Atualizando plugins e  temas

Devido à grande quantidade de mudanças feitas na versão 3.0, muitos plugins e alguns temas poderão apresentar problemas. Face a isso, não deixe de atualizar TODOS os seus plugins e seu tema (para os casos daqueles que compraram temas com suporte incluso ou que desenvolveram funcionalidades com funções muito específicas do WP 2.X). Isto é essencial inclusive para os antigos usuáruis do  WPMU e plugins e temas relacionados ao BuddyPress.

Se você for um antigo usuário do WordPress MU e estiver fazendo uma nova instalação do WP 3.0 MultiSite, há um passo muito importante a considerar.

A pasta wp-content/mu-plugins (pasta padrão de plugins do WP MU) deixará de ser criado por padrão, mas os antigos plugins MU que você usa ainda precisarão ser instalados nesta pasta. Para isso, basta criar manualmente a pasta wp-content/mu-plugin e siga as instruções de sempre.

Uma dica interessante para a atualização do WordPress é desativar todos os seus plugins ativos e só os reativar no WordPress 3.0. Digo isso porque alguns plugins podem vir a apresentar problemas e fazendo a atualização com todos ativos, você não saberá qual está dando problema e poderá ter dificuldades de acesso ao admin. Passei por este problema e depois de muito ir e vir descobri que o plugin Akismet havia criado um arquivo .php em sua pasta de linguas, o que estava travando todo o site.

Resumindo

Resumindo tudo o que foi dito acima: antes de atualizar seu site para o WordPress 3.0, atualize todos os plugins e se necessário seu tema, desative os plugins do WP e só então atualize seu amado WordPress. Fechado ?

Para aqueles que quiserem um guia mais detalhado, em breve ele estará aqui, com passo a passo de uma atualização bem-sucedida !

Sofreu pra atualizar seu WordPress ? Deu tudo certo ? Aproveitemos a área de comentários para debater sobre isso, ok ?

Abraços e sejam felizes com o WordPress 3.0, o melhor CMS de todos os tempos !

5 pessoas comentaram o artigo

  • Júlio Barros comentou em 22 de junho de 2010.

    Não atualizai assim que saiu, instalei localmente pra ter uma idéia das mudanças, depois atualizei pra valer. Mas con certeza seguindo essas dicas não tem erro.

    Responder esse usuário
  • The Best comentou em 23 de junho de 2010.

    Eu fiz a atualização nos 3 blog e não tive enhum problema, mas é importante ressaltar que não se deve atualizar o tema que está utilizando caso ele tenha sido customizado ou traduzido.

    Responder esse usuário
  • sandro mendes comentou em 26 de junho de 2010.

    blz galera, atualizei o portalr3.com.br e o que estava traduzido voltou para o ingles, os plugins ativos continuaram a funcionar, no mais, depois de alguns ajustes, é só alegria. Valeu.

    Responder esse usuário
  • flavioluizmelo comentou em 12 de julho de 2010.

    O plugin Rich Category Editor não funcionou no WP 3.0. Tive que fazer na mão, colocando a função de exibição da category description para resolver a questão. O tema empregado foi "Modern Style", da Flexithemes.

    Responder esse usuário

Participe e deixe o seu comentário!

Procurando Temas?

Acesse o arquivo de Temas WordPress