Avançar para conteúdo

Tudo para WordPress

Plugins, Temas, dicas de WordPress e muito mais para você que busca informação sobre este excelente CMS!

  • Twitter
  • Facebook
  • RSS
Entenda com funciona Assine nosso RSS

Facebook WordPress Plugin: Aprenda como o utilizar com este guia!

Publicado em 16/07/2012 às 10h00 por Guga Alves

Você tem um blog? Então você deve ter acompanhado a notícia que o Facebook lançou um plugin bem abrangente para o WordPress.

Com o novo plugin, você pode fazer publicação para sua Timeline e adicionar várias funcionalidades do Facebook no seu blog WordPress hospedado. (Este plugin não funciona em blogs hospedados no WordPress.com.)

Isso faz com que avançados recursos de compartilhamento no Facebook sociais sejam acessíveis a todos.

Este artigo detalhado, originalmente publicado no site Social Media Examiner, descreve como instalar e usar este poderoso plugin.

WordPress Facebook Plugin

Índice:

  1. Instale o Facebook Plugin em seu blog
  2. Crie seu próprio aplicativo no Facebook
  3. Configurar o Plugin Facebook para WordPress
  4. Medir o seu novo tráfego Social!

 

1: Instale o Facebook Plugin em seu blog

De dentro de seu painel de administração do WordPress, vá para a seção Plugin e procure por “Facebook”. O plugin do Facebook para o WordPress deve aparecer no topo dos resultados de busca.

Facebook WordPress Install Plugin

 

Depois, clique em “Instalar Agora” e ative o plugin.

 

Facebook WordPress ativar plugin

O WordPress irá guiá-lo através dos passos necessários. O próximo passo será criar o seu próprio aplicativo do Facebook. Não tenha medo, isto não requer uma única linha de código e é um processo muito fácil. Pronto para o próximo passo?

2: Crie seu próprio aplicativo no Facebook

Para perfeita utilização de seu recém-instalado plugin Facebook para o WordPress, você precisa criar seu próprio aplicativo do Facebook.

Para começar, vá para aplicativos do Facebook e clique no botão Create New App no canto superior direito da tela.

Você será solicitado a digitar App Name e App Namespace. Escolha sabiamente esse nome. Na maioria dos casos, a melhor escolha é o nome da sua app após o nome do seu blog, uma vez que irá publicar no Facebook com este nome.

Você pode usar espaços em seu nome App (como “Tudo Para WordPress”), mas não no campo Espaço de nome App (que deve ler algo como “tudoparawordpress”).

Facebook App

Uma vez definido o nome, você será direcionado para a página de configuração. Adicione seu email, domínio do site e URL com o Facebook Login, e sua versão mobile (se existir)

Facebook App Setup

Não esqueça também de personalizar a logo do aplicativo, ela será visualisada em todas as publicações de seu blog no Facebook. Não perca a chance de aumentar a visibilidade de sua marca!

Facebook App - Personalize logo

Estas são opções que você precisa adicionar no botão menu, antes de clicar no botão salvar.

Agora, clique em Open Graph no menu de seu aplicativo.

Facebook App Open Graph

O próximo passo é definir o tipo de ação e seu tipo de objeto. No nosso caso, o tipo de ação será “publicar” eo tipo de objeto será um “artigo”.

Facebook App Get Started

Para saber mais sobre como concluir a configuração de sua ação Open Graph, confira este guia do Facebook.

Agora que você criou com sucesso o aplicativo do Facebook, você precisa copiar o ID do App, chave secreta e Namespace App.

FB App Copy Info

Volte para o admin do WordPress, acesse a tela de configuração do plugin do Facebook  e cole essas informações nos campos correspondentes.

FB App - WordPress Settings

Salve as alterações, e pronto! Seu plugin do Facebook agora está totalmente instalado. Você pode ajustar as configurações para beneficiar das suas inúmeras características sociais.

 

3: Configurar o Plugin Facebook para WordPress

Uma vez instalado, você pode acessar todas as configurações do seu plugin Facebook. Em uma única interface, você pode configurar:

  • Recursos sociais de publicação
  • A posição e design dos botões Curtir em seus artigos
  • O botão Inscrever-se para permitir aos leitores a seguir autores do artigo
  • O botão Enviar para facilitar o compartilhamento de seus artigos por mensagens no Facebook ou até mesmo e-mails
  • Comentários para permitir que seus leitores comentar seus artigos com a sua identidade Facebook
  • A barra de Recomendações para exibir recomendações personalizadas baseadas em artigos favoritos dos amigos dos seus leitores e ativar seu leitor próprio sociais

Configurações do plugin do Facebook

Você pode optar por ativar todas essas opções ou apenas as que deseja.

Ative Publicação Social

O recurso de Publicação Social é uma ótima maneira de promover o seu último post no blog para seus amigos, sua página de Facebook ou até mesmo outra página do Facebook onde o público pode estar interessado em seu artigo.

Sua primeira opção é ativar a publicação automática do seu blog na Timeline de seu autor.

Então, você também pode publicar automaticamente cada artigo para uma de suas páginas do Facebook. (limitado a uma só página).

Facebook - Publicação Social

Cada um dos artigos publicados em seu blog será publicado automaticamente na página do Facebook que você selecionou.  Ao publicar seu artigo, você terá a opção para adicionar uma descrição personalizada.

Facebook - Descrição personalizada

Mais importante, se você tiver ativada a Publicação Social, durante a edição de seu artigo você terá a opção de mencionar os amigos ou páginas do Facebook.

Basta digitar o nome de seus amigos e páginas do Facebook que você deseja compartilhar o seu artigo com o Facebook irá lhe sugerir amigos e páginas apropriadas.

Facebook - Sugestão de páginas e amigos

Esta opção de compartilhamento é uma ótima maneira de dar alguma visibilidade ao seu artigo assim que publica. Compartilhe seu artigo tanto com os amigos interessados em seu artigo como com páginas relevantes com o público interessado no que você tem a dizer.  Se você fizer isso com sabedoria, você vai aumentar o seu número de leitores!

Seu artigo será exibido em na Timeline de seus amigos selecionados e páginas do Facebook, assim como se você tivesse compartilhados diretamente em suas Timelines. Outra grande economia de tempo!

A atualização vai mostrar que foi feito “via” o nome do aplicativo. É por isso que você precisa escolher seu nome sabiamente.

Facebook - Nome do Aplicativo

Finalmente, os amigos e páginas mencionadas no momento em que publicou o seu artigo irão aparecer no blog na parte superior ou inferior do seu artigo, dependendo da opção selecionada nas configurações.

Facebook - Amigos Mencionados

Adicionar como botões e definir a sua posição e design.

Adicionando um botão Como em seus artigos é tão fácil quanto um passeio no parque. Você pode até adicionar um botão Enviar, optar por mostrar rostos likers ‘(que é recomendado), escolher o nome da ação (ou Como Recomendado), selecione a sua posição no topo ou no fundo (ou ambos) de seu artigo (recomendado) ea largura atribuída ao botão.

Você pode fazer tudo isso no processo fácil abaixo.

Facebook - Botão like

Adicionar um botão Inscrever-se para permitir aos leitores a acompanhar os autores dos artigos identificados.

Você pode adicionar um botão Inscrever-se em cada um dos seus artigos. Isso permitirá que seus leitores se inscrever para atualizações dos autores públicas no Facebook. Esta é uma ótima maneira de dar aos seus autores mais visibilidade no Facebook, em reconhecimento pela sua contribuição.

Facebook - Botão Inscrição

Você pode ajustar as configurações de botão Inscrever-se para que ele apareça sempre que necessário. Geralmente é na parte inferior de seu artigo, onde o perfil do autor é exibido.

Também é recomendado selecionar “Exibir faces” e uma fonte que se encaixe bem em seu blog.

Facebook - Configuracao de  inscrição

Adicione o botão Enviar para facilitar o compartilhamento de seus artigos.

O botão Enviar é uma forma conveniente para permitir que seus leitores enviem seus artigos para um amigo específico no Facebook (ou para vários) ou mesmo por e-mail.

Facebook - Botão Enviar

Você pode escolher onde quer exibir o botão Enviar, seu esquema de cores e tipo de letra que pretende utilizar para isso.

Facebook - Configuração botão enviar

Note que se você definir a opção de botão Like para também incluir o botão Enviar, você não precisa selecionar esta opção uma segunda vez.

Ative Comentários para permitir que seus leitores facilmente comentar a partir de dentro suas contas do Facebook.

Comentários do Facebook são a melhor maneira de adicionar um o recurso dos comentários socials em seu blog. Isto tornará mais fácil para os seus leitores comentarem sobre o seu conteúdo usando suas contas do Facebook e isso irá reduzir drasticamente o spam e trolls já que os comentários acabam sendo feitos com suasidentidades reais.

Isso também aumenta a visibilidade do seu conteúdo já que cada comentário é publicado na Timeline de quem comenta.

Estes três grandes benefícios são, provavelmente, o porque de grandes blogs como o TechCrunch terem alterado seus sistema de comentários a utilizar este modelo do Facebook e você deveria considerar também esta opção para o seu blog, caso seja interessante em seu nicho.

A opção de Comentários é bastante simples, selecione a opção, preencha o número máximo de comentários a serem exibidos em uma página, a largura de sua caixa de comentários e é isso; sua área de comentários está instalada e funcionando.

Facebok Comments

Não só você tem um sistema de comentarios em cada um de seus artigos imediatamente …

Facebook - Comentários em posts

… Você também tem o número de comentários para cada artigo atualizado em tempo real.

Facebook - Numero de comentários

Este plugin do Facebook oferece excelentes opções de administração de comentários, incluindo algumas características impressionantes moderação.

Use a barra de Recomendações para exibir recomendações personalizadas baseado em artigos dos amigos dos seus leitores e também para ativar seu próprio leitor social.

A barra de recomendações é um dos recursos mais poderosos do plugin. Em poucas palavras, ele faz duas coisas:

  • Ele exibe uma barra de pop-in na parte inferior da janela de navegação para recomendar artigos para os seus leitores com base no que seus amigos tenham gostado em seu blog.
  • Ele oferece um leitor social que os visitantes podem ligar para compartilhar automaticamente todos os artigos que leram em seu blog.

Facebook - Recomendações

Nas configurações, você pode definir quando a barra de recomendações será apresentada (depois de um certo tempo e/ou depois de ter rolado uma certa porcentagem da página). Você também pode escolher de que lado da tela será exibida.

Facebook - Configurações da recomendação

Nota: No momento da redação deste texto, o Facebook desativou  foi temporariamente o compartilhamento automático dos artigos (o “leitor social”). A explicação oficiarl dizia que “A Barra de recomendações está atualmente em fase beta. [Nós] removemos temporariamente a funcionalidade de leitura social do recurso como testar o produto e interagir ainda mais. Vamos seguir com as atualizações. Obrigado. ”

Para acompanhar, visite Fórum de discussão do WordPress.

4: Medir o seu novo tráfego Social!

Uma vez que você corretamente instalado e configurado todas essas grandes características sociais, você deve ver o seu tráfego subir! Para ajudá-lo a acompanhar o crescimento do seu novo tráfego social, o plugin Facebook exibe um link conveniente para Facebook Insights para sua aplicação.

Facebook Insights

Clique nesse link para acessar uma incrível profundidade de insights sobre como o Facebook está levando o tráfego e atraindo leitores ativos para seu blog.

Facebook - Tráfego no Insights

Esses Insights incluem o número de visitantes que o Facebook enviou para o seu blog, graças a uma ação (gostar, comentar ou compartilhar) de um dos seus amigos.

Facebook - Visitantes enviados para o blog

Os dados Insights também incluem informações demográficas sobre o seu público,  feedback negativo sobre a sua aplicação,  número de usuários diários, semanais e mensais. No entanto, este é o um assunto para outro artigo!

O que você acha? Está convencido de que o plugin do Facebook para WordPress irá aumentar o tráfego para o seu blog? Você está disposto a instalá-lo em seu blog WordPress? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.

24 pessoas comentaram o artigo

  • Eduardo Treska comentou em 5 de outubro de 2012.

    Segui os passos e ficou perfeito.
    Muito bom o guia e em poucos minutos durante os testes já vi que começou a dar resultado.

    Obrigado. :D

    Responder esse usuário
  • Iracema Ramos comentou em 17 de outubro de 2012.

    Tenho o plugin instalado no meu wordpress mas não sei porque cargss d’água, ele sempre fica inastivo quando faço o logout nofacebook, voltando a ativar somente se Eu estiver logado e mostando minha timeline e meu painel de contole(wordpress) aberto, si posso rativálo novamente, isto acontece sempre e não sei como mantê lo atvio cohstatemente. Alguém pode me ajudar?

    Responder esse usuário
  • Ramon Davi comentou em 21 de outubro de 2012.

    Não está funcionando. Coloquei o formulário de comentários, mas só aparece para mim. Os visitantes não conseguem comentar; encontram um espaço em branco.

    Responder esse usuário
  • Carlos Muller comentou em 3 de novembro de 2012.

    como posso recuperar minhas informações da aplicação criada após encerrada se não copiei os dados, como:app name, e app namespace.

    Responder esse usuário
  • Fernando comentou em 13 de dezembro de 2012.

    Os comentários do facebook retiraram a box de comentário do meu tema wordpress. Isso não é bom. Não parece ser um plugin estável e nem confiável.

    Responder esse usuário
    • Guga Alves comentou em 14 de dezembro de 2012.

      Não é pq não lhe atende que não é confiável né. Foi desenvolvido pelas equipes do WordPress e Facebook em conjunto, por isso acredito que seja sim confiável..

      Responder esse usuário
  • Luiz Fernando comentou em 3 de janeiro de 2013.

    Meu caro muito show sua postagem! Esta de parabéns! Segui os passos e deu tudo certo. Só tenho uma dúvida qual nome coloco na reportagem 2: Crie seu próprio aplicativo no Facebook onde tem um caixa para colocar App Domains tentei um tanto de coisa e não deu certo na hora de salvar. Fico muito grato pela atenção.

    Responder esse usuário
  • Arley comentou em 3 de janeiro de 2013.

    Ao ativar comentários com o facebook ele retira a box para comentar do tema. Tem alguma solução pra isso?

    Responder esse usuário
  • Tiago Gil comentou em 23 de janeiro de 2013.

    boa noite, quando eu instalo o plugin do facebook, meu site fica fora, apresentando alguns erros em algumas funções, será que alguém saberia me dizer qual o problema

    Responder esse usuário
  • 1 2

Participe e deixe o seu comentário!

Procurando Temas?

Acesse o arquivo de Temas WordPress