Avançar para conteúdo

Tudo para WordPress

Plugins, Temas, dicas de WordPress e muito mais para você que busca informação sobre este excelente CMS!

  • Twitter
  • Facebook
  • RSS
Entenda com funciona Assine nosso RSS

Prós e contras de se utilizar um Tema Premium WordPress

Publicado em 17/02/2012 às 12h48 por Guga Alves

Muitas pessoas na comunidade open source acreditam que os Temas WordPress Premium fazem uma cobrança desleal e são uma tentativa de pessoas gananciosas para alimentar e formação de suas empresas e negócios em projetos de código aberto. Temos outra visão por aqui, vamos a ela.

Temas WordPress Premium são contribuições para um projeto de código aberto existente. Estes temas fornecem soluções que a comunidade Open Source não pode fornecer sem cobrar dinheiro. Prova disso é o gerenciador de menus utilizado pelo WordPress a partir da versão 3.0: todos gostaram muito dele mas se esquecem que tal funcionalidade foi integrada ao WordPress após a equipe de desenvolvimento observar o gerenciador de menus criado pela WooThemes em seus temas, e solicitar seu uso oficialmente no release WordPress.

Devido à concorrência entre os desenvolvedores do tema, os preços são justos e de fato alguns temas são subestimados, considerando o esforço de seus desenvolvedores colocar sobre estes temas. Hoje em dia, temos muitos temas ótimos sendo vendidos por preços justos em sites como o ThemeForest, que permite que qualquer desenvolvedor de temas venda os seus por lá, passando por um grande controle de qualidade antes da liberação do mesmo para venda.

Prós e contras da escolha de um Tema Premium WordPress

Sobre as vantagens e desvantagens de escolher um tema premium WordPress, vamos fazer uma lista para facilitar a leitura:

Prós

  • Preço – pagar por isso lhe dá uma sensação de alívio e certeza de que você pode solicitar suporte dos desenvolvedores, porque você é um cliente.
  • Opções de suporte – Os fóruns de apoio oficial do tema terão desenvolvedores reais disponíveis para responder às suas perguntas. Isso funciona muito bem para iniciantes, especialmente aqueles que estão interessados ​​em aprender o básico de desenvolvimento do tema.
  • Recurso mais ricos – Ao desenvolver um tema premium, a maioria dos desenvolvedores estão cientes do fato de que eles precisam fornecer recursos que não estão disponíveis em outros lugares. Assim, você obtém um tema que é rico em recursos e faz coisas muito mais fáceis para você, com widgets e funções totalmente personalizadas.
  • Variedade – Temas premium vêm em uma grande variedade para atender diferentes estilos e tipo de sites, de blogs a sites corporativos.
  • Pouca exposição – Devido ao fator preço e personalização pesada com pouco esforço com os temas premium, eles são geralmente menos expostos e os visitantes não entrarão em seu site achando aquele layout batido, muito utilizado por milhares de outros sites.

Contras

  • Preço – Nem todos podem pagar ou estão dispostos a pagar, e às vezes um assinante pode sentir que pagou corretamente sobre um tema que não faz nada especial visto que nem todos os sites que vendem temas explicam bem o que o tema faz, suas funçoes, etc.
  • Compatibilidade – Um tema premium, dependendo do site que você o comprar, pode não estar de acordo com o padrãoWordPress, conforme cobrado na publicação de um tema gratuito no repositório oficial, que passam por rigoroso processo de revisão.
  • Difícil de configurar – desenvolvedores de tema Premium, geralmente desenvolvem temas que não são fáceis para que todos possam configurar. Um usuário com conhecimentos básicos de desenvolvimento do tema, PHP, HTML e CSS pode encontrar temas premium difíceis de modificar.
  • Excessivamente Eficiente – Na corrida para construir temas mais rico em recursos, os desenvolvedores podem adicionar um monte de funcionalidade que você provavelmente nunca irá usar e só dificultaria para alguns usuários.

25 pessoas comentaram o artigo

  • Luis comentou em 28 de março de 2012.

    Gostaria que tu desse sua opinião sobre a questão da customização do template em relação ao layout/elementos visuais. Até quando é ético colocar a logo do cliente e quase nao fazer modificações. Qual tua opinião também sobre a exclusividade do visual do site, creio essa ser um ponto fraco de usar os templates. E por ultimo, qual é a melhor ocasião para se usar um template pronto

    Responder esse usuário
    • Guga Alves comentou em 29 de março de 2012.

      Luis,
      se você comprou o tema, você tem a liberdade de fazer a modificação que quiser nele, incluindo utilizar a logo de um cliente.
      Utilizar templates prontos é ruim sim para a questão de exclusividade do visual do site, entretanto nem todos estão dispostos a pagar um designer e um desenvolvedor para fazer algo sob medida, infelizmente. Utilizando um tema premium vc não terá tantos sites com o mesmo visual. Claro que eu prefiro desenvolvimento sob medida para cada negócio, mas ai vai da cabeça de cada um..

      Abraços e valeu pelo comentário!

      Responder esse usuário
      • Rodrigo comentou em 8 de novembro de 2013.

        Você pode comprar um tema premium, se aproveitando toda a engenharia dele, e modificar o layout todo pelo css, e ninguém vai saber que tema era aquele

        Responder esse usuário
  • Miro Negrini comentou em 15 de maio de 2012.

    Voce tem conhecimento de algum brasileiro desenvolvendo templates premium para WordPress? Já usei o painel do Eleganthemes e achei simples. Voce conhece os paineis do Woothemes, Obox ou Organicthemes? O painel do ThemeForest é legal? Qual deles oferece versão para português?

    Responder esse usuário
    • Rogério Frigeri comentou em 10 de julho de 2012.

      Olá Miro.
      Para mim os themes mais bonitos estão no ThemeForest mesmo, mas isso vai do seu gosto mesmo, as vezes um site tem os mais bonitos mas você acha um que mais gosta em outro lugar, ou até mesmo acha ele lá na galeria do wordpress e sai de graça mesmo.
      Abs e boa sorte

      Responder esse usuário
  • Luiz Gabriel comentou em 1 de abril de 2013.

    Passo mal quando chega cliente com template do themeforest, geralmente convenço ele a elaborar um sob medida ou recomendo a contratação de algum freelancer

    Responder esse usuário
    • Guga Alves comentou em 27 de janeiro de 2015.

      Luiz, não passo mal, depende do projeto isso. Tem projeto pequeno que não tem verba pra pagar um designer e desenvolvedor pra fazer sob medida, e comprar um tema acaba sendo uma alternativa. Entretanto, isso não quer dizer que alguém sem conhecimento mínimo vai saber se o tema é bem feito ou não, nem o configurar corretamente.

      Responder esse usuário
  • Juliana Martinez comentou em 10 de dezembro de 2014.

    Eu comprei um tema posso utilizar mais de uma vez?
    Pois preciso do mesmo para 2 sites isso é possivel ?

    Responder esse usuário
  • leomar nery comentou em 10 de dezembro de 2014.

    Guga como posso comprar um tema da ThemeForest o tema é the navigator é muito dificil fazer uma compra por lá vc tem outra dica que possa fazer essa compra.

    Responder esse usuário
    • Guga Alves comentou em 27 de janeiro de 2015.

      Poder comprar você pode, mas sem ter um conhecimento mínimo em WP você não vai saber trabalhar bem com ele, nem saber se ele é realmente bem feito ou não. Muito menos saber o editar e criar coisas além do que ele já vem pronto nele.

      Responder esse usuário
  • Evelyn comentou em 16 de janeiro de 2015.

    Guga, estou usando o WP.com como usuário free. Se eu comprar um tema premium avulso sem pagar pela anualidade do WP para me tornar usuário premium, o tema vai funcionar?

    Responder esse usuário
  • Marcos Paulo dos Santos comentou em 25 de setembro de 2015.

    Olá todos!

    Eu trabalhava co o dreamweaver e passei a trabalho com wordpress desde 2007, na época os templates eram os mais feios que eu já vi, mas a idéia principal continua a mesma.

    Eu uso templates prontos tanto premium como Free em meu site, até porque alguns recurso já estão prontos, assim como no wordpress é rápido fácil.

    Mas confesso que não é fácil de achar um de nosso gosto, eu sou muito exigente e crítico (Steve Jobs) esse era pior.

    Só tenho a dizer que tanto free quanto premium são bem vindos!

    Responder esse usuário
  • Patricia comentou em 11 de novembro de 2015.

    comprei um tema e usei no site de um amigo e após um ano o ele desativou o site e perdeu o domínio e a hospedagem. posso usar esse tema em outro site ou a licença dele fica perdida porque já foi usada uma vez? outra dúvida, posso usar uma conta para fazer update de arquivos do mesmo tema mas de outra conta? estou com uma conta bloqueada no themeforest mas com outra ativa, posso fazer o update do tema da conta bloqueada com os arquivos baixados na conta ativa? como funciona o controle de temas ativos? é por instalação ou ultimação simultânea? obrigada

    Responder esse usuário
    • Guga Alves comentou em 19 de novembro de 2015.

      Patricia, o ideal neste caso é buscar essas respostas na empresa que você comprou o tema, não tem uma regra exata.

      Responder esse usuário
      • Patricia Sales comentou em 19 de novembro de 2015.

        Obrigada Guga,
        Eu pedi informação mas eles demoraram muito a responder, finalmente hoje recebi um retorno do suporte confirmando que não há problemas em reusar o tema.
        Obrigada

        Responder esse usuário
  • Mayara comentou em 13 de maio de 2016.

    Olá!
    Tenho uma duvida. Eu consigo pagar o mapeamento do dominio do wordpress com boleto bancario? Não consegui encontrar essa opção. Sempre paguei com cartao de credito internacional, mas não tenho mais. E vence logo e não sei o que fazer.
    Help!!!!
    Obrigada!

    Responder esse usuário
  • China Azul comentou em 14 de maio de 2016.

    Tem algumas empresas grandes no mercado que não permitem reutilizar os templates. Essa prática é adotada pela Envato, por exemplo.

    Responder esse usuário
  • 1 2

Participe e deixe o seu comentário!

Procurando Temas?

Acesse o arquivo de Temas WordPress