Breadcrumbs

Os Breadcrumbs são uma parte importante de quase todo bom site. Esses pequenos recursos de navegação não apenas informam às pessoas onde elas estão em seu site, mas também ajudam o Google a descobrir como seu site está estruturado. É por isso que faz muito sentido adicionar essas dicas úteis. Vamos dar uma olhada em como funciona a navegação breadcrumb.

O que são migalhas de pão?

Um breadcrumb é um pequeno caminho de texto, geralmente localizado na parte superior de uma página, indicando onde o usuário está no site. Aqui no TudoParaWP, por exemplo, o caminho para a página aparece logo acima do título dos posts no formato Página Inicial > Categoria > Título do post. Esta trilha de navegação mostra imediatamente onde você está. Cada etapa desse caminho é clicável, todo o caminho de volta à página inicial.

Mas por que essa ajuda de navegação é chamada de breadcrumb?

Breadcrumb em inglês significa migalha de pão, e remete para a história infantil onde João e Maria foram para a floresta e João jogou pedaços de pão no chão para que eles pudessem encontrar o caminho de casa caso se perdessem. Essas migalhas de pão acabaram se tornando a forma para nomear a trilha de navegação as que vemos nos sites atualmente.

Eles também podem aparecer nos resultados de pesquisa do Google, e você pode tirar vantagem disso se adicionar a forma correta de dados estruturados ao seu site (manualmente, através de um tema que já tenha breadcrumbs com esse suporte ou através de plugins como Rank Math ou Yoast SEO). Os breadcrumbs nos resultados da pesquisa fornecem aos usuários uma visão geral fácil de entender de onde a página fica em seu site.

Vantagens de usar breadcrumbs

Existem várias vantagens em usar essas dicas úteis em seu site. Vamos dar uma olhada rápida neles:

  1. O Google ama!
    Seus visitantes gostam dos breadcrumbs, mas o Google também. Eles fornecem ao Google outra maneira de descobrir como seu site está estruturado, mas, conforme abordado anteriormente, o Google também pode usá-los nos resultados de pesquisa reais, o que torna seu resultado muito mais atraente para os usuários. Para aumentar as chances de suas migalhas de pão aparecerem no Google, você precisa adicionar dados estruturados como Rank Math e Yoast SEO fazem.
  2. Aprimoram a experiência do usuário
    As pessoas odeiam estar perdidas e costumam olhar ao redor em busca de objetos ou pontos de referência reconhecíveis – e o mesmo se aplica aos sites. Você precisa manter os visitantes felizes e reduzir o atrito tanto quanto possível. Os breadcrumbs podem ajudar na experiência do usuário, pois são um elemento de interface comum que mostra instantaneamente uma saída para as pessoas. Não há necessidade de clicar no botão Voltar!
  3. Reduzem as taxas de rejeição
    Quase ninguém entra em um site pela página inicial – Tudo gira em torno da pesquisa orgânica. Isso significa que qualquer parte do seu site pode ser um ponto de entrada. Você precisa encontrar uma maneira de guiar esses visitantes para outras partes do seu site se a página selecionada não atender às suas necessidades. A localização atual pode reduzir as taxas de rejeição porque você está oferecendo aos visitantes uma forma alternativa de navegar em seu site. Você não acha que é melhor enviar um visitante para sua página inicial do que voltar para o Google?

Conclusão

Apesar de usar migalhas de pão, João e Maria ainda se perderam na floresta. Não deixe isso acontecer com seus visitantes!

Os Breadcrumbs fornecem uma maneira fácil de entender para os visitantes navegarem em seu site e eles entendem instantaneamente como uma estrutura de seu site funciona. O Google os ama pelo mesmo motivo, ele ama tudo o que trouxer uma melhor usabilidade e navegabilidade para todos.