Content Management System (CMS)

Um sistema de gerenciamento de conteúdo ou CMS é um software usado para construir sites e criar conteúdo a ser publicado na internet. Normalmente, o CMS permite que você crie um site sem escrever nenhum código.

Nos primórdios da web, você precisava saber HTML e CSS para ser capaz de codificar um site e publicar seu conteúdo online. Isso costumava ser difícil, mas o CMS tornou muito mais fácil. Em vez de escrever o código do seu site do zero, o software CMS faz isso por você e facilita o gerenciamento do conteúdo.

Pense nisso como dirigir um carro. Você não precisa entender a mecânica por trás de como tudo funciona, nem criar um motor do zero. Em vez disso, você que quer apenas dirigir usa um painel simplificado e pedais para dizer ao carro o que fazer.

Com uma plataforma CMS poderosa como o WordPress, você pode fazer login no painel do seu site e usar uma interface simplificada para criar suas páginas da web, adicionar conteúdo e personalizar o design. Em seguida, o CMS faz o trabalho árduo de criar o código para você.

Recursos dos Sistemas de gerenciamento de conteúdo

Como qualquer tipo de software, existem muitas opções diferentes quando se trata de uma plataformas CMS.

Embora haja uma grande variedade de software CMS por aí, todos eles compartilham certos recursos. Aqui estão alguns dos mais comuns.

Painel de controle do site (Dashboard)

Um bom sistema de gerenciamento de conteúdo permite que você use uma interface de usuário simples para criar sites.

Como proprietário do site, você pode fazer login no painel do site para personalizá-lo. O painel também pode ser chamado de back-end, área administrativa ou dashboard de um site.

Temas para personalizar o design

As plataformas CMS geralmente permitem que você altere a aparência do seu site selecionando um modelo ou tema.

Os temas são modelos predefinidos que permitem alterar o layout, as cores, as fontes e outros aspectos do design de um site.

O WordPress tem milhares de temas gratuitos e pagos disponíveis, e alguns plugins como o Elementor que também permitem criar layouts em seu site.

Editor de conteúdo

As plataformas CMS incluem um editor de conteúdo que você pode usar para criar e publicar suas páginas da web.

Os editores de texto às vezes são chamados de editores WYSIWYG, que significa “O que você vê é o que você obtém”. Conforme edita o texto, você pode ver exatamente (quase sempre, nem sempre é exatamente mas essa é a ideia) como ficará em seu site, em vez de olhar o código, e adicionar seu conteúdo (texto, imagens, etc) diretamente por ali.

Pense nisso como usar um editor como o Microsoft Word, mas totalmente voltado para o formato online que um site precisa seguir.

Atualmente, o WordPress usa o que chamamos de Blocks Editor (Editor de blocos) em sua interface de criação de conteúdo, mas muitos não gostam dele e preferem ativar o plugin Classic Editor para restaurar o antigo editor baseado na ferramenta TinyMCE.

Plugins e Extensões

Muitas plataformas CMS permitem adicionar novos recursos e modificar seu site de outras maneiras, adicionando plugins.

Os plugins em um site são como aplicativos em um smartphone. Você pode instalá-los facilmente para adicionar novos recursos e funções ao seu site. Você pode usá-los para adicionar novos recursos, como um formulário de contato ou integração de mídia social.

O WordPress já conta com mais de 57.000 plugins gratuitos em seu repositório oficial, além de milhares de plugins pagos sendo vendidos diretamente nos sites das empresas que os criam.

Gestão de Usuários

Com um bom CMS, você pode facilmente dar a outras pessoas acesso para publicar conteúdo em seu site.

Você pode até atribuir a eles diferentes funções de usuário para controlar a que eles têm acesso.

No WordPress, existem alguns níveis de usuários como o Administrador (acesso total ao site), o Editor (acesso total para publicar conteúdos e editar conteúdos de outros autores), os Autores (podem publicar conteúdos no site e editar apenas seus próprios artigos) e os Colaboradores (um autor que precisa que seu conteúdo seja autorizado por um Editor ou Administrador para que sejam publicados no site).

Benefícios de usar um CMS

O CMS torna mais fácil para iniciantes a criação de sites, e para equipes maiores gerenciarem todo conteúdo que deverá ser publicado. Eles abrem a Internet para usuários não técnicos, permitindo-lhes projetar seus próprios sites, publicar conteúdo na Internet e construir negócios online muitas vezes sem contratar desenvolvedores.

Aqui estão apenas alguns dos benefícios de usar um software CMS para construir seu site.

  • Publicação sem complicações: um bom CMS permite que até mesmo aqueles sem habilidades técnicas publiquem conteúdo, façam sites e editem conteúdo usando um painel simples.
  • Programação de conteúdo conveniente: os sistemas de gerenciamento de conteúdo permitem que os administradores do site publiquem conteúdo com o clique de um botão. Você pode programar postagens a serem publicadas para cumprir prazos de calendário, eventos de negócios ou lançamentos de produtos.
  • Funciona com empresas de qualquer tamanho: se você está criando um site para uma grande marca ou apenas começando um negócio, você pode usar um CMS. Com o CMS e o pacote de hospedagem na web certos, você pode criar qualquer tipo ou tamanho de site.
  • Acessível e fácil de controlar: um CMS permite que os iniciantes gerenciem sites de todos os tamanhos sem depender de desenvolvedores de alto custo para realizar a manutenção do site ou fazer alterações de rotina (mas é claro, você precisará aprender a fazer tudo isso). Um sistema de gerenciamento de conteúdo permite que você escolha quem tem acesso ao seu site.
  • Capacidade de personalizar: é fácil alterar o design do seu site ou personalizá-lo com seu próprio logotipo, cores e estilos. Você também pode usar plugins para adicionar mais recursos.

Qual é a melhor plataforma CMS?

Se você está pensando em iniciar um site ou atualizar o que já possui, deve examinar o custo, a facilidade de uso, a flexibilidade e a escalabilidade de seu CMS.

Existem várias opções de CMS para criar um site. Você já deve ter ouvido falar de plataformas CMS como WordPress, Drupal, Joomla, Squarespace, Weebly, Wix e muito mais.

WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular do mundo. Ele é usado em mais de 42% de todos os sites na Internet, segundo o W3Techs, e tem uma incrível quantidade de recursos já disponíveis em formas de plugins e temas que podem resolver tudo o que você precisar.

Você pode usar a que preferir, mas os números mostram o WordPress muito a frente de todas as outras.

Qual é o custo de uma plataforma CMS?

Depois de ler tudo sobre os benefícios de usar um CMS, você deve estar se perguntando quanto custa um CMS?

Algumas plataformas CMS pagas podem ser caras, dependendo dos recursos que você escolher. Muitos deles têm taxas de assinatura que podem chegar a centenas de dólares por ano, mas o software WordPress CMS é 100% gratuito e de código aberto.

Embora o software em si seja gratuito, você precisará comprar hospedagem na web e um nome de domínio.

Você pode pensar na hospedagem na web como a casa do seu site onde os arquivos do seu site são armazenados, e o nome de domínio é o nome do seu site, como tudoparawp.com.br.

Seu custo para iniciar um site WordPress pode ser tão baixo quanto 10 reais por mês, ou tão alto quanto 10 mil por mês ou até mais, dependendo das opções de hospedagem e equipe que você escolher.

Se você estiver interessado em abrir uma loja online, suas necessidades serão um pouco diferentes. Você precisa ser capaz de processar pagamentos e manter os dados de seus clientes seguros, e pode querer adicionar mais recursos avançados ao seu site para impulsionar suas vendas, então decidir apenas pelo preço de hospedagem mais barata não será o suficiente para você.