htaccess

O arquivo .htaccess é um arquivo de configuração lido por sites onde a empresa de hospedagem utilizar servidor gerenciado pelo software Apache. Ele é capaz de substituir muitas configurações do servidor e pode ser usado para autorização, controle de cache, otimização de site e reescrita de URL.

No WordPress, o arquivo .htaccess é usado com mais frequência para reescrever URLs, tornando-os mais limpos e mais legíveis por humanos e mecanismos de pesquisa.

Na seção Configurações » Links permanentes da Administração do WordPress, você tem a opção de selecionar sua estrutura de URL. O WordPress reescreverá automaticamente o seu arquivo .htaccess para lidar com a estrutura de URL que você selecionar.

Se o WordPress não conseguir salvar o arquivo, ele solicitará que você o faça manualmente. A edição manual do arquivo .htaccess é arriscada, pois pode causar erros graves no servidor se configurada incorretamente. Nesse caso, o ideal é contatar a sua hospedagem ou administrador do seu servidor e checar a melhor forma de dar permissão de escrita neste arquivo.

Plugins de cache como o WP Super Cache e o W3 Total Cache modificarão seu arquivo .htaccess para configurar as ferramentas de cache e otimização que fazem parte do plug-in.

O arquivo .htaccess geralmente é encontrado no diretório raiz do seu site WordPress. Seu cliente FTP talvez não consiga mostrá-lo, pois por padrão todos os arquivos e nomes de diretórios que começam com um ponto são considerados ocultos pelo servidor. Para visualizar esses arquivos ocultos, você precisa habilitar a opção show hidden files em seu cliente FTP.