White Label

Um produto White label (a tradução literal seria algo como etiqueta em branco) é um produto ou serviço produzido por uma empresa (o produtor) que não possui referências ao desenvolvedor original de tal produto, assim outras empresas (os profissionais de marketing) podem as renomear para fazer parecer que eles o fizeram ou esconder o que foi usado como base para a criação de tal produto, serviço, site, etc.

História

O nome deriva da imagem de uma etiqueta em branco na embalagem que pode ser preenchida com a marca da empresa/profissional que as adquiriu e as revendeu.

Suas origens podem ser atribuídas a discos de vinil!

Antes que os discos fossem divulgados ao público, muitas vezes antes que as obras de arte oficiais fossem projetadas e impressas, cópias promocionais eram enviadas em uma capa branca aos DJs para solicitar execuções em rádios e boates, em um esforço para criar hype e avaliar o interesse público nos álbuns e, em última análise, para melhor estimar as quantidades de fabricação. Isso criou uma situação em que certos DJs respeitados ou bem conectados teriam cópias exclusivas de material, aumentando imediatamente a demanda em certos grandes discos.

Hoje em dia isso acontece com todo tipo de produto que você puder imaginas, como vinhos, roupas, softwares, etc.

No caso de produtos digitais, muitos profissionais vendem softwares, planilhas, modelos de propostas/contratos, e todo tipo de produto que possa vir sem a marca do fornecedor original para que assim outros profissionais possam utilizar estes modelos em serviços e produtos oferecidos por eles mesmos.