Page builders

O que são os Page Builders?

Os Page Builders (criadores/construtores de páginas) são plugins (ou até mesmo componentes de um tema) para WordPress que permitem a criação e edição de páginas através de uma interface gerada pelo plugin.

Os Page Builders (criadores/construtores de páginas) são plugins (ou até mesmo componentes de um tema) para WordPress que permitem a criação e edição de páginas através de uma interface gerada pelo plugin.

Note que isso é ligeiramente diferente de criar um tema WordPress já que todo o layout dependerá totalmente do plugin utilizado, muito mais do que o tema utilizado (caso todas as páginas do site sejam criadas com um plugin para tal finalidade).

Nos temas do WordPress, podemos simplesmente arrastar e soltar os widgets disponíveis em uma barra lateral e reorganizá-los facilmente, mas toda a estrutura visual do site é definida diretamente pelo tema. Depois de salvar os widgets da barra lateral, obtemos uma barra lateral em nosso site com muitos recursos internos sem necessidade de codificação.

Os construtores de páginas fornecem estrutura e recursos semelhantes à área de conteúdo da página / postagem em vez de barras laterais. Podemos usar componentes existentes ou criar nossos próprios componentes para criar páginas com um construtor de páginas.

Em resumo, um construtor de páginas é uma ferramenta para projetar sites rapidamente, com design de qualidade e sem a necessidade de conhecer o código. Alguns dizem que são perfeitas, mas ignoram o fato de que tudo isso é salvo de forma diferente no banco de dados do WordPress e assim em seu site a total dependência de tal plugin estar ativo e mantido corretamente por seus desenvolvedores para que assim seu site funcione corretamente (já que tais plugins não são feitos diretamente pela equipe que mantém o software WordPress, mas por terceiros).

Por que precisamos de Page Builders?

O WordPress tem sido uma das opções mais populares para criar sites por muitos anos. Agora, está se expandindo em um ritmo ainda mais rápido, com o suporte de plugins e ferramentas avançados.

Muitas pessoas estão dispostas a criar seus próprios sites sem designers ou desenvolvedores, devido ao suporte de tais ferramentas. Os criadores de páginas simplificam o processo de criação de sites para usuários com conhecimento técnico limitado, entretanto note que para alterações e funcionalidades muito específicas você pode ainda precisar de um desenvolvedor ou de outros plugins.

Estes são alguns dos principais motivos da escolha de um page builder para o seu site WordPress:

  • Desenvolvimento rápido com o mínimo de esforço
  • Evite taxas e problemas de disponibilidade de designers profissionais
  • Crie sites com conhecimento limitado ou sem conhecimento de codificação
  • Capacidade de alternar layouts sem grande impacto

Page builders mais conhecidos

Estes são alguns dos Page Builders mais conhecidos, e no nome de cada um você encontrará (em breve) um link para artigos específicos sobre cada um deles:

  1. Elementor
  2. Beaver Builder
  3. Divi Builder
  4. Brizy
  5. Thrive Architect
  6. Themify Builder
  7. WPBakery Page Builder
  8. Visual Composer
  9. Page Builder by Site Origin

Se você está em busca de saber quais são melhores, a lista acima está escrita na minha ordem de preferência, se precisar utilizar um sempre fico com o Elementor pela maior variedade de elementos, semântica do código gerado, modelos de páginas pré-prontos disponíveis, estilos e demais funcionalidades.

Prós e contras na utilização de Page Builders

Identificar prós e contras é uma tarefa essencial antes de usar qualquer novo plugin ou serviço. Até os plugins mais poderosos e estáveis ​​terão limitações em determinados cenários. Vamos explorar os prós e os contras do uso de criadores de páginas.

Prós

  • A maioria dos componentes dos Page Builders são responsivos por padrão e, portanto, nenhum trabalho de design adicional é necessário. Se o seu tema for responsivo, as páginas criadas pelos criadores de páginas serão automaticamente responsivas.
  • Um site completo pode ser projetado em um curto espaço de tempo usando componentes de drag & drop (arrastar e soltar elementos).
  • Não é necessário conhecimento de codificação para criar designs impressionantes.
  • Muitos Page Builders fornecem a capacidade de adicionar nossos próprios códigos de acesso como componentes para o design de páginas.
  • Componentes e layouts criados com um construtor de páginas são independentes do tema. Portanto, podemos alternar temas sem grandes modificações.

Contras

  • Os Page Builders usam seus próprios códigos de acesso e estrutura. Depois que um construtor de páginas é usado, é quase impossível migrar para outro construtor de páginas ou conteúdo HTML padrão. Isso pode impedir alterações no site utilizando funções padrão do WordPress já que estes plugins tomam total controle do site.
  • O uso de uma grande quantidade de shortcodes dificulta a manutenção das páginas. Um pequeno erro ao editar uma página pode tornar a página inteira indisponível.
  • Uma grande desvantagem de um construtor de páginas poder ser o baixo desempenho técnico de um site. Grandes quantidades de uso de shortcodes, muitos arquivos Javascript e CSS e a complexidade dos editores de conteúdo podem causar problemas de desempenho.

O editor de blocos padrão do WordPress (Gutenberg) é um Page Builder?

O novo editor de blocos do WordPress, também conhecido como Gutenberg (nome inicial do projeto), foi criado inicialmente como um editor de conteúdo de uma página, então ele é mais um content builder (criador de conteúdo em uma página) do que um Page builder (criador de todo layout de páginas, inclusive o conteúdo dela). Entretanto, já existem projetos como o Full Site Editing que aproveita a interface do Gutenberg para o transformar em algo que lhe permita gerenciar todos os elementos de uma página e isso deverá ser integrado ao core do WordPress em breve.