10 anos e lançamento do WordPress 3.6

Essa semana temos uma data importante para todos os amantes do WordPress. Uma data que vem em combo. Primeiro o WordPress completa seus 10 anos de existência. Dia 27/05 esse grande CMS, mostra que veio pra ficar e que a cada ano cresce e desenvolve ferramentas pensando em quem usa essa plataforma.

E com seu aniversário, não podia ser diferente.

A versão 3.6 está prevista para ser lançada na mesma data do seu aniversário. E como eu e o GugaAlves falamos em outro artigo das possibilidades, agora elas estão perto de acontecer.

Abaixo vou listar um pouco do que vem por ai.

Post Formats:

Edit-Post-‹-WordPress-3.6-—-WordPress

Essa não é uma função nova, o formato de posts já existe à algumas versões. A novidade vem com a mudança o novo visual para a escolha. Nas versões anteriores era feito através de radio buttons.

Edit-Post2-‹-WordPress-3.6-—-WordPress

Essa interface deixa mais intuitivo o trabalho. A cada formato de postagem a tela é personalizada. Campos para vídeo e áudio com embed, campos para links e até cores de fundo no editor, já mostrando como ficará na postagem.

Edit-Post3-‹-WordPress-3.6-—-WordPress

 AutoSave

Muitos irão dizer, mas isso já existe a muito tempo. Sim, existe. Mas o que acontece quando sua Internet cai ou o servidor tem um erro no momento que você clicou em publicar?

recuperar

Com essa nova função, a ideia é que você nunca mais perca um post. Seja ele com erro no servidor, Internet, sessão, etc.

session

Diga adeus ao posts perdidos.

Posts Bloqueados

Outra grande novidade é durante a edição de posts por várias pessoas. Atualmente, a única coisa que acontece é um alerta avisando de outra pessoa editando o post. A partir dessa versão literalmente “dois corpos não ocupam o mesmo espaço.”

Edit-Post-4‹-WordPress-3.6-—-WordPress

Quando um editor tentar acessar um post que está sendo editado, aparece um aviso que outra pessoa já está editando. Você tem três opções. Voltar, ver ou assumir o controle.

Caso você assuma, o editor antigo recebe um aviso.

Edit-Post-5‹-WordPress-3.6-—-WordPress

Sensacional não? E não parou por ai, você também pode bloquear o post que está editando e ir almoçar por exemplo.

Posts-‹-WordPress-3.6-—-WordPress

Sem dúvidas as melhores mudanças no WordPress.

Revisões

As revisões agora estão simplificadas e mais fácil de usar. Com um clique você saber rapidamente quantas versões, como eram e usar um arrastando, saber como era cada versão.

Revisions-‹-WordPress-3.6-—-WordPress

Também ficou mais fácil comparar duas versões diferentes.

Revisions2-‹-WordPress-3.6-—-WordPress

 Menus

O gerenciamento de menus também ficou mais simples.

Menus-‹-WordPress-3.6-—-WordPress

A praticidade de criar um menu, e definir seu local foi pensada para que qualquer usuário consiga fazer essa alteração, diminuindo a quantidade de informação na tela.

Menus2-‹-WordPress-3.6-—-WordPress

Simplesmente fantástico. Essas são algumas das novidades que vem nessa versão, que tem previsão de lançamento dia 27/05, aniversário do WordPress.

10 Anos do WordPress

Para essa comemoração, diversos eventos foram criados. Acesse o Meetup Oficial e veja se na sua cidade terá algum evento comemorativo.

Existe também uma hashtag criada para ser usada nessa segunda feira. Portando, vamos mostrar nosso WordPress, local de trabalho, eventos, festas, tudo pra comemorar essa data, usando as hashtags #wp10 e #wp10br, em seu Twitter, Instagram e outros.

É uma data importante e boa pra mostrar a força do Brasil nesse grande CMS.

3 Comments

  1. Olá Valério, e quanto aos plugins, será que terá alguma incompatibilidade com os plugins usados, a última vez que atualizei o WordPress, deu o maior trabalho para colocar funcionando de novo, teve vários plugins que não funcionou.
    Isso também já foi testado?

  2. Olá Pessoal,

    Cheguei até esta página através de uma busca no Google…. meu problema é o seguinte, eu tenho um site que é bem antigo, ele usa a versão 3.6 do wordpress. Tem algum problema usar uma versão “antiga” como esta?

    Na ultima vez tentei atualizar a versão do wordpress meu site ficou todo quebrado, por causa do template que é bem antigo. Nao queria trocar o template…

    Por favor, me tirem essa dúvida, estou MUITO preocupado de ter meu site hackeado.

    Obrigado.

    • Claro que tem, e o perigo é justamente esse, ser hackeado. Como são divulgadas as correções feitas a cada nova versão, é muito fácil descobrir um problema que a sua versão tenha e tentar o invadir. Contrate um profissional competente que possa fazer esta atualização para você.

Deixe uma resposta