O que está por vir no WordPress 3.3?

Um dos objetivos da equipe WordPress é liberar várias atualizações importantes a cada ano, o que é comum num ciclo de desenvolvimento rápido. O WordPress 3.2 foi lançado em 04 de julho e com ele algumas características surpreendentes.

As reuniões e conversas sobre o WordPress 3.3 já foram iniciadas e é esperada para o final deste ano com lançamento planejado para 15 de novembro de 2011.

Vamos dar uma olhada no que podemos ter de novidades no WordPress 3.3 ?

Melhorias no Media Uploader

Não é de hoje que ouvimos conversar sobre a melhoria do upload de mídias, tal melhoria já foi discutida em outras versões e acabou sendo empurrada com a barriga. Finalmente, na versão 3.3, veremos tal melhoria ser feita. Os planos são para integrar o Plupload no painel.

Pra quem não conhece, o Plupload é um manipulador de upload que permite enviar arquivos utilizando HTML5, Gears, Flash, Silverlight, BrowserPlus, e o bom e velho upload convencional.

plupload

Este projeto está sendo desenvolvido por Jacob Gillespie como parte do projeto Google Summer of Code (GSoC).

As potenciais características são:

  • Múltiplos formatos, começando com HTML5, com um fallback para o Flash, em seguida, para HTML4
  • Upload estilo Drag and Drop (Arrastar e soltar)
  • Redimensionamento da imagem ‘On-the-fly’
  • Alguns hooks para processamento de imagem in-browser (de modo que um plugin possa adicionar durante o upload um efeito para tom sépia, por exemplo)

Isso deve definitivamente melhorar a experiência geral do usuário com o uploader de arquivos. Isso também irá definir uma boa base para o futuro uma vez que irá melhorar progressivamente com base no browser do usuário e do ambiente.

Nova Experiência para Usuários

Quando você usa pela primeira vez seu Gmail ou sua conta numa hospedagem com cPanel, há uma tela de boas-vindas que orienta o novo usuário com guias úteis. O WordPress não tem esse recurso tão necessário e ele será adicionado no WordPress 3.3.

A proposta é ter, ao instalar o sistema e usar pela primeira vez, uma tela de boas vindas que terá um texto de introdução e uma lista de passos para começar; No primeiro uso após uma atualização, a tela de boas vindas exibirá as novas funcionalidades.

Esta é definitivamente uma boa notícia para usuários iniciantes, pois o painel pode não ser tão claro para os novatos.

Interface Administrativa

Vimos uma revisão da interface do usuário no WordPress 3.2, e agora o objetivo é torná-lo mais compatível com dispositivos com tamanho de tela diferentes (incluindo telas maiores) e os mecanismos de interface humana, tais como telas de toque.

Melhorias na Barra de Administração (Admin Bar)

As melhorias na barra de administração foram introduzidoas na versão 3.1. A meta no WordPress 3.3 é melhorar a administração da interface do usuário, combinando a barra de admin (no painel) com o cabeçalho de administração para reduzir a duplicação e economizar espaço vertical.

Melhorias de Desempenho

Esta será com certeza uma das melhores evoluções do sistema. Há tempos que vemos debates sobre a melhor estrutura de permalinks a ser utilizada, sobretudo quando pensamos em SEO e performance do sistema. O Chris Coyier, responsável pelo site Digging into WordPress, já havia relatado em seu blog alguns problemas de desempenho maior com seu site. Pesquisando o Trac do WordPress descobri que há um chamado aberto relatando um problema de perda de perfomance ao usar estrutura de permalinks personalizada e que já está marcada como a ser corrigida no WordPress 3.3.

Esperamos que depois com o lançamento do WordPress 3.3, você possa ter URLs amigáveis sem qualquer perda de desempenho!

Language Packs

Desde que exista uma tradução, você deve ser capaz de baixar um pacote de idioma do Glotpress para utilizar em seu site WordPress. Isso poderia funcionar para plugins, temas e para todo o WordPress.

Tal função será implementada e será derivada do trabalho de Marko Novakovic em seu projeto no GSoC.

wordpress language packs

Temas filhos (Child Themes) no Repositório

Houve um forte impulso para usar child themes para acelerar o desenvolvimento e tornar os códigos mais seguros e otimizados. No entanto, até agora, não é possível para os desenvolvedores de temas hospedar seus “filhos” no repositório oficial do WordPress. As coisas estão propensas a mudar nesta área, como um novo desenvolvedor a assumir o comando e adicionar esse recurso para o site WordPress.org na versão 3.3.

Outros itens

Há uma série de atualizações que vale a pena mencionar, mas não se encaixam em uma categoria própria. Então estão listados aqui:

  • Quando você alterar um tema, seus widgets desaparecem. No WordPress 3.3 poderemos manter os nossos widgets e fazer a mudança do tema;
  • Avisos de administração que possam ser descartados;
  • Melhorias para as configurações e API.

Fonte: WP Begginer

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários

  1. Sabem me dizer algum plugin que eu possa usar no Wordpress para editar o editor do tema colorido ?
    Da mesma forma que ficar no dreamweaver e outros editores html ?
    Obrigado.

  2. Existe um bug no Wordpress que não consigo entender pq não o resolvem, se é simples.

    o WP tem um problema sério no uso do CRON, para agendar tarefas. Como alguns hosts não dão acesso a isso, tiveram a “brilhante” ideia de cada vez que alguem acessa o site (ou mesmo vc navega entre as páginas de administração), o WP “cutuca” o arquivo do cron dele, executando as ações.

    Sem falar que o próprio sistema dispara o cron 4 vezes por dia para liberar postagens programadas e 2 vezes por dia para buscar updates.

    O que isso acarreta? Uso BIZARRO da memória do sistema.

    Seria tão mais fácil se eles pudessem deixar a gente escolher isso, pq muitas pessoas possuem hospedagem com acesso ao CRON.

    Esse é o calcanha de Aquiles do WP, infelizmente