O que há de novo no WordPress 4.0?

A versão 4.0 do WordPress, codinome “Benny” em homenagem ao jazzista e clarinetista Benny Goodman, está disponível para download ou para ser atualizado em seus sites WordPress.

O que há de novo no WordPress 4.0

Há uma série de melhorias notáveis no WordPress 4.0.

Vamos dar uma olhada em algumas das principais novidades e melhorias para que estejamos pronto para usá-los assim que atualizarmos nosso WordPress.

YouTube video

Trabalhar com embeds nunca foi tão fácil

Cole uma URL do youtube em uma nova linha e assista ela magicamente se tornar um embed de vídeo. Agora tente com um tweet. Sim, o embed agora virou uma experiência visual! O editor agora exibe um preview real do seu conteúdo embedado, poupando o seu tempo de ficar testando isso.

Foi atualizado também a lista de serviços suportados por padrão neste tipo de ação. Agora você pode embedar videos do CollegeHumor, playlists do YouTube, e videos do TED. Confira a lista completa de embeds suportados.

Biblioteca de Mídia Melhorias

A Biblioteca de Mídia recebeu um grande redesenho no WordPress 4.0. Ao invés da lista chata de navegar, com uma grande listagem de arquivos de mídia, teremos agora um grande mural de todos os seus uploads:

wordpress v4 grid biblioteca de midia

Páginas de anexos individuais também são renovadas: detalhes de anexos são abertos agora com uma janela modal em vez de uma página separada:

wordpress v4 modal da biblioteca de midia

Melhorias na instalação de Plugins

De volta a 2008, quando o WordPress 2.7 foi lançado, a introdução de plugins instaláveis através do painel de administração era uma grande novidade para o WordPress. Mas, desde então, na opção “Adicionar novo plugin”, as telas permaneceram exatamente do mesmo jeito, nunca sofrendo uma alteração para sua melhoria.

No WordPress 4.0, finalmente tivemos um bom redesenho da opção “Adicionar novo plugin”, e teremos alguns “cartões de plugins” quando navegarmos ou buscarmos novos plugins.Não entendeu? Melhor um novo print aqui então:

wordpress v4 pagina de plugins

E isso não é tudo: O design das janelas modais mudaram também. Bem melhor do que antes graças a imagens de cabeçalho dos plugins. Mais um print!

wordpress v4 plugin overlay

Dito isto, não é uma graaaande novidade. Mas ainda assim, melhorias em design e usabilidade são sempre bem vindas, claro!

Melhorias no Editor do Visual

Esta sim é minha novidade favorita no WordPress 4.0: O Editor Visual agora está melhor de se usar pelas pessoas que gostam de escrever postagens grandes (eu sou um deles)!
Nosso editor TinyMCE amado recebeu duas novidades! Primeiro, o editor automaticamente expande enquanto você escreve:

wordpress v4 editor visual expansivel

Em segundo lugar, a barra de ferramentas agora é fixa e te segue conforme você rola a tela para baixo:

wordpress v4 barra do editor visual

É um pequeno detalhe que faz toda a diferença na hora de fazer sua postagem.

Novas Opções de Seleção de idioma

Se você quiser fazer uma nova instalação do WordPress 4.0, você será saudado com uma nova página de Seleção de idiomas:

wordpress v4 instalação linguas

Isto significa que se você quiser instalar o WordPress em um idioma diferente, você não tem mais que visitar os subdomínios localizadas do WordPress.org, você pode apenas selecionar o idioma e continuar.

Outra melhoria sobre seleções de idioma é que você pode alterar o idioma da página Opções » Geral. Na parte inferior da página, você pode ver a nova opção “Língua do site”:

wordpress v4 seleção de idioma

Melhorias na Customização de temas

Outra nova melhoria no WordPress aparece na Customização de Tema. A primeira está relacionada com os widgets – Agora, os widgets são carregados em um sub-painel no Customizer:

wordpress v4 customizer widgets

A segunda melhoria é sobre a API Customizer. Se você quiser mais detalhes sobre o que há de novo na API, confira o artigo Customizer Improvements in 4.0″ no Make WordPress Core blog.

Order by melhorado também

Os desenvolvedores também podem ficar felizes, pois o order by no WP Query sofreu um belo upgrade

Finalizando

Como deu pra notar, temos grandes melhorias nesta versão 4.0, sobretudo na usabilidade do sistema, o que nos ajuda a difundir ainda mais o uso do WordPress por usuário não técnicos (que são a maioria), e facilita o uso do sistema para todos nós, clientes ou desenvolvedores. Gostei bastante de tudo o que há por vir e já espero ansiosamente por tudo mais que teremos nas próximas versões! E você, gostou das novidades?

Fonte: TutsPlus

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 Comentários

  1. Gostei dessa nova biblioteca de mídia.

    O painel administrativo do Wordpress podia ser customizável sem a necessidade de plugins para retirar algumas opções para facilitar o uso mais ainda dos clientes.

    Sera que pretendem um dia?

    1. Mas ele é customizável Iran. A grande questão é que algumas coisas não são itens para serem clicados no painel justamente pq a maioria dos usuários não tem pq ter essas opções. O sistema é feito pensado no uso geral, e não adaptado pro uso de cada um.
      Pra customizar o painel não precisa de plugins, tem meia dúzia de funções que fazem todo o trabalho, é só saber o que fazer. Nem tudo é feito para não-programadores justamente pelo perigo que isso pode representar.

  2. Guga. boa tarde. A pouco tempo criei um blog e adquiri a plataforma wordpress. Entretanto, estou tendo algumas dificuldades de adequá-lo ao meu gosto.Estou trabalhando com a versão 4.0, e por alguma razão, não tenho conseguido inserir a data de publicação e nome do autor aos textos. Contudo, isto está no link Publicar. Tenho encontrado dificuldades também para colocar informações sobre o autor ao final de cada página, e links para facebook e twitter. Sou marinheira de primeira viagem, e nunca havia ouvido falar em metade dos códigos usados por vocês. Tenho tentando me informar ao máximo, mas ainda encontro dificuldades. Se puder me ajudar, serei imensamente grata.

  3. Olá amigo. Desculpe perguntar algo fora do contexto desse artigo, mas qual plugin você utiliza para o crédito do autor do post”(com biografia)? Valeu. Excelente página sobre wp.

  4. Atualizei o meu hoje para o 4.0.2 eu acho que era essa versão, tive um problema com o plugin de cache, mas bastou desativar e ativar novamente o plugin tudo funcionou novamente, fica a dica ai para quem tiver esse problema igual a mim.