O que há de novo no WordPress 4.4?

A versão 4.4 do WordPress, nomeada como “Clifford” em honra ao trumpetista de jazz Clifford Brown, foi disponibilizada no dia 8 de dezembro de 2015, e você já pode a baixar ou atualizar seus sites WordPress diretamente do seu dashboard.

Novas funções nesta versão deixam seu site mais conectado e responsivo, além de trazer um novo tema padrão, o Twenty Sixteen.

Esta versão teve a contribuição de 469 pessoas, sendo a que mais teve colaboradores até agora.

Confiram a vídeo de lançamento (com legendas em português feitas voluntariamente por mim).

Novo tema: Twenty Sixteen

twenty-sixteen-ipad-white-desktop-2x-1024x694

O novo tema padrão, Twenty Sixteen, é um tema de blog moderno com uma pegada clássica, feito para ser totalmente adaptado a qualquer dispositivo. Seu design em grid fluido com cabeçalho flexível, divertidos esquemas de cores e muito mais, farão seus novos sites ficarem fantásticos (além de ser uma boa opção para ser o pai de temas filhos, permitindo assim sua extensão e modificação).

Imagens Responsivas

responsive-devices-ipad-2x.png

Se adaptando ainda mais ao mundo responsivo, o WordPress agora criou um novo modo de trabalhar com imagens responsivas utilizando o atributo srcset na tag img, com HTML5.

Faremos um post mais extenso sobre isso ainda, mas basicamente o atributo scrset irá listar todos os tamanhos disponíveis desta imagem, deixando assim o servidor decidir qual imagem deve carregar em qual dispositivo, o que trás um ganho de performace substancial no front-end.

Detalhe técnico: O core passa a ter um novo tamanho de imagem, denominado “medium_large”. Terá 768 pixéis de largura e sem limite na altura.

Embed tudo!

Agora você poderá embedar posts em outros sites WordPress. Simplesmente cole a URL do post no seu editor e veja um preview instantâneo deste embed, bem completo com título, excerpt e imagem destacada, além dos ícones para compartilhar e comentar.

Além disso, o Embed do WordPress 4.4 agora suporta novos 5 serviços: Cloudup, Reddit Comments, ReverbNation, Speaker Deck, e VideoPress.

Novidades sob o capô (a parte que os devs mais gostam)

wp-rest-api

Depois de um processo de cerca de dois anos desenvolvendo a REST API em um plugin, ela finalmente chegou ao core do sistema. Na verdade, a infraestrutura estará presente no WordPress mas os ‘endpoints’ estão previstos apenas para a próxima versão, talvez em Abril. Isto significa que os programadores podem agora criar temas e plugins que façam da REST API. Mas quem pretende usar o WordPress em aplicações móveis, por exemplo, deverá continuar usando o plugin por mais algum tempo.

Meta termos

Os termos passam a poder ter metadados de forma mais simples, como já acontece com os artigos e os utilizadores. Há uma nova tabela para isto: wp_termmeta.

Veja as funções add_term_meta(),get_term_meta(), e update_term_meta() para mais informações.

Melhorias na WP_Comment_Query

Esta query (para busca de comentários) foi reformulada e agora lida melhor com cache visando a melhoria de sua performance, com argumentos mais robustos em uma query mais simples.

Multisite

Há uma nova classe: WP_Network. Também surge a função_network_option que facilita o usode diversas redes de sites. Há novos ‘hooks’, resolução de bugs e elementos que ficam obsoletos.

Personalizador

A equipa de desenvolvimento procurou melhorar o funcionamento da área de personalização. O objetivo é mais rapidez e menor necessidade de recursos de memória.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários