WordPress 3.3 Sonny

A maior e mais recente versão do WordPress, o WordPress 3.3 – chamado ‘Sonny’ em honra do grande saxofonista de jazz Sonny Stitt – está finalmente disponível!

Desde a versão 3.0, o WordPress teve mais de 65 milhões de downloads e nesta terceira atualização de versão pós 3.0 adicionamos um “polimento” significativa em torno da nova experiência de usuário, navegação, uploads e importações. Confira este pequeno vídeo que resume bem as melhorias do sistema:

Para usuários

Usuários experientes irão apreciar o novo uploader drag-and-drop, Hover na navegação dos menus, a nova barra de ferramentas, suporte melhorado à co-edição, e a importação de conteúdo do Tumblr. Visivelmente, a equipe do WordPress pensóu bastante na experiência do usuário com inovações nesta versão. A versão 3.3 tem melhorias significativas lá com ponteiros (áreas explicativas) para novos recursos incluídos em cada atualização, uma mensagem de boas-vindas amigáveis ​​para usuários de primeira viagem e guias de ajuda renovada por toda a interface. Finalmente foi melhorada a navegação pelo dashboard em tablets como iPads e outras melhorias para dispositivos touch.

Pra desenvolvedores

Há uma tonelada de “doces” para os desenvolvedores também, começando pela exploração da nova API do editor, nova versão do jQuery, maneiras novas e melhores para utilizar as telas de ajuda, melhorias de performance nos permalinks e, claro, toda a lista de melhorias no Codex e no Trac.

Download WordPress 3.3 PT BR

Obs: Pra quem está se perguntando se já deve atualizar pro WordPress 3.3, dica de outro post: Quanto tempo devo esperar para atualizar meu WordPress?

Compartilhe o artigo com um colega!
Imagem padrão
Guga Alves
Analista de Sistemas, Pós graduado em Marketing Digital e idealizador dos sites Tudo Para WordPress e Remotamente. Possuo sólidos conhecimento de SEO, já trabalhei no maior projeto feito com WordPress no mundo, o WordPress.com e palestrei em diversos eventos como Campus Party e WordCamp Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Fortaleza e Belo Horizonte. Organizador do WordCamp Rio de Janeiro 2014 e 2015.
Artigos: 274

15 comentários

  1. Eu atualizei o meu automaticamente pelo painel e agora não consigo acessar o admin… Me reporta este erro: Erro no servidor. O site encontrou um erro ao recuperar http://meudominio.com/tutorial/wp-admin/. Ele pode estar em manutenção ou configurado incorretamente.

    Sabem me dizer o que pode estar acontecendo, estou arrancando os cabelos aqui!

    Grato

    • Tente o seguinte:
      – Atualize novamente, mas pelo FTP. Algum arquivo pode ter se corrompido e atrapalhado seu acesso.

      Isso pode acontecer pela pouca memória disponibilizada pelos servidores compartilhados e a descompactação do .zip da versão nova não ocorrer da forma correta.

  2. Atualizei via ftp mas quando tento acessar o wp-admin, acontece este erro: “Fatal error: Call to undefined function is_rtl() in /home/digitalm/public_html/wp-includes/general-template.php on line 2102”. Alguém sabe explicar? Já tentei instalar o 3.3 em inglês e em português!

    • Rodrigo, pelo que li em minhas pesquisas aqui, pode ser incompatibilidade de algum plugin causando isso. Tente remover todos os plugins instalados (fazendo um backup deles em sua máquina) e acessar novamente o wp-admin.
      Acessando, basta colocar novamente os plugins no lugar e ir ativando um a um para descobrir qual plugin foi o vilão que causou isso :)

  3. E a questão de controle de usuários, melhorou? Acho pobre o controle de permissão nativo do WordPress.

    Abraços

    • Nada sobre isso foi alterado.
      O que exatamente você acha que deixa isso tão fraco? Não concordo muito com essa afirmação não. O sistema é desenhado de uma forma global para atingir a todos, e não para atingir necessidades específicas de alguns.

  4. Olá,

    Para o WordPress 3.3.1 a versão do PHP tem que ser 5.2.4 e MySQL 5. Quais empresas de hospedagens boas tem essas versões?

    Grato

Deixe uma resposta