Avançar para conteúdo

Tudo para WordPress

Plugins, Temas, dicas de WordPress e muito mais para você que busca informação sobre este excelente CMS!

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS
Entenda com funciona Assine nosso RSS

WordPress 3.6: Conheça as novidades que estão por vir

Publicado em 09/05/2013 às 09h38 por Guga Alves

Fazem apenas alguns meses que o WordPress 3.5 foi lançado (11 de dezembro de 2012, par a ser mais exato). O próximo grande lançamento, o WordPress 3.6, já está em andamento, e está previsto para ser lançado no dia 20 de maio de 2013.

Aqui no Tudo Para WordPress, temos acompanhado a evolução do WordPress 3.6 desde suas primeiras versões beta, como sempre costumamos fazer, e mantendo a tradição de sempre er um dos primeiros sites a ter um post bem completo sobre o que vem de novo no WordPress, resolvemos compartilhar com vocês o que vem por ai. Neste artigo, vamos discutir quais recursos estão chegando em WordPress 3.6!

Melhor controle editorial

WordPress 3.6 será um grande atualização, especialmente para os blogueiros e editores de conteúdo. Ela está focada na área de edição de postagens, oferecendo as melhores ferramentas e suporte para melhorar o processo editorial de criação de conteúdo com WordPress.

Bloqueio de postagens

O WordPress 3.6 terá um recurso de controle editorial, chamado de bloqueio de postagens. Isso permitirá que administradores de sites e autores bloqueaiem um post para que outros usuários não podem trabalhar na mesma postagem até que seja desbloqueado. Se o outro usuário tem os privilégios de editar um post, então eles vão ser solicitados a darem meia volta ou assumir o controle desta postagem. Este é um recurso muito legal para blogs com vários autores, e com certeza será muito bem-vindo.

postlock

Melhorias no Salvamento Automático

WordPress 3.6 será focado na edição de conteúdo, de modo que o recurso de salvamento automático terá algumas grandes melhorias. Falam de salvar as alterações não salvas no armazenamento local do navegador. Isso será muito útil, porque vai evitar a perda de mensagens, devido aos cookies expirados, a perda de conexão com a internet, navegação inadvertida, erros de plugins ou do próprio sistema, navegador travar, falhas do sistema operacional, gatos andando no teclado, etc. Se qualquer um desses problemas acontecer, você será capaz de retomar a edição exatamente onde você deixou.

revisões locais

Este recurso de gravação automática foi introduzida porque as pessoas tinham medo de perder o seu trabalho. Esta é a razão pela qual muitos usam aplicativos de terceiros como o Windows Live Writer para escrever suas mensagens WordPress. A esperança é que, aumentando o recurso de auto-save, muitos usuários vão começar a confiar mais nas capacidades do WordPress.

Melhor manipulação de revisões de Postagens

Revisões de Postagens (post revisions) agora vão refletir as mudanças entre diferentes versões. As alterações serão destacadas com cores e elementos visuais, assim você será capaz de perceber rapidamente a diferença entre elas.
comparando revisoes de posts

Nova e melhorada interface de uso para os Formatos de Posts

Como você sabe, o WordPress tem suporte para formatos de posts e de mensagens personalizadas (Post Formats). No entanto, na interface antiga isso não era muito perceptível. No WordPress 3.6, haverá uma nova interface gráfica para o uso destes formatos de posts. Os usuários serão capazes de escolher e alternar entre formatos de postagem e a área de edição vai mudar de acordo com o formato de post. A inspiração para essas mudanças vem plugin de Alex King, chamado Post Format UI. As pessoas estão enviando ideias e wireframes de como esta funcionalidade deve deve ser parecida. Abaixo está um mockup apresentada pela Mel Choyce:
Post Format UI mockup

Tema Twenty Thirtheen

O WordPress 3.6 também virá com o tema Twenty Thirtheen, o novo tema padrão do WordPress. Twenty Thirtheen terá grande suporte para formatos de post. Ao contrário dos temas padrão do WordPress anteriores, Twenty Treze estará usando muitas cores ousadas. Ele vai usar diferentes cores de fundo para cada post, o que trás uma visualização agradável quando o usuário for rolando a página para baixo. Twenty Thirtheen será totalmente responsivo e funcionará muito bem em diferentes tamanhos de resoluções de tela e dispositivos. Veja a demonstração ao vivo.
Tema Twenty Thirteen

Nova interface gráfica para os menus do WordPress

O editor de menus do WordPress também irá receber uma nova e mais intuitiva interface. Percebemos que muitos iniciantes no WordPressnão entendem com facilidade o sistema de menu. As abas, menu drop-down, escolhendo vários menus e alternando entre eles é trivial para a maioria dos novos usuários. Esperemos que isto irá mudar em WordPress 3.6, e ele se tornará mais fácil de criar e gerenciar Menus em WordPress.

Melhorias nas notificações de Login

Às vezes, uma sessão de usuário expira no meio de algo importante. O novo sistema de notificação de login vai pedir um usuário para se conectar novamente sem sair da página que eles estavam trabalhando.
login melhorado

Falamos de muitas funcionalidades novas, mas também teremos uma série de melhorias de código no núcleo do sistema, correções de bugs, atualizações de segurança, etc, portanto voltaremos aqui em outra oportunidade falando de correções e coisas mais técnicas, que nossos amados programadores sempre devem saber!

Até o próximo post pessoal!

7 pessoas comentaram o artigo

  • Pablo Ribeiro comentou em 16 de maio de 2013.

    Belo post Guga! Essa versão 3.6 está me deixando muito empolgado com o wp, cada versão que passa as melhorias são muito boas!

    Parabéns pela dedicação no site!

    Responder esse usuário
  • Mendonça comentou em 16 de maio de 2013.

    Olá Guga.

    Como vocês fizeram para deixar os botões para as redes sociais no topo do posts do Blog??

    Qual o plugin que vocês estão utilizando para estes botões?

    Grande abraço.

    Responder esse usuário
    • Guga Alves comentou em 17 de maio de 2013.

      Oi Mendonça,

      não utilizamos plugin algum, apenas editamos o arquivo single.php e colocamos os botões manualmente na posição que desejavamos.
      Já postamos aqui como inserir cada botão, lhe sugiro buscar aqui no site que você vai encontrar :)

      Responder esse usuário
  • José Paulo comentou em 18 de maio de 2013.

    Bom dia, comecei a usar o wordpress faz 3 meses para atualizar meu site, porque o desenvolvidor sumiu com os arquivos, http://www.dejad.com.br
    Minha dificuldade esta em resolver um erro, quando uso o mecanismo de busca para localizar uma página quando estou dentro do adminstravio e faço um teste a pagina é localizada rapdamente, quando estou no site publicado mesma não é encontrada, se entrar no site acima citado e na busca digitar evcas0513 essa pagina não é encontrada.

    Responder esse usuário
  • Haroldo Martins comentou em 20 de maio de 2013.

    Olá Guga!
    Estou aguardando essa nova atualização pois meu wordpress está com alguns bugs que não sei resolver. Será que a instalação da nova versão corrigirá esses erros?

    Parabéns pelo post. Grande abraço e sucesso!

    Responder esse usuário
  • Diego comentou em 29 de julho de 2013.

    Olá Guga, primeiramente eu quero lhe dar os Parabéns, depois de começar a “descobrir” o WordPress aprendi a acompanhar o seu trabalho mas nunca havia tomado vergonha na cara para comentar aqui… =D
    estamos esperando ansiosamente por essa nova atualização.
    Um Abraço.

    Responder esse usuário

Participe e deixe o seu comentário!

Procurando Temas?

Acesse o arquivo de Temas WordPress