WordPress – All in One Seo Pack X Platinum Seo Pack: Qual é o melhor?

Atenção: note que este post é de 2009. Nos dias de hoje, o plugin mais recomendado para tais necessidades é o WordPress SEO. Este post foi mantido no site apenas como histórico da opinião deste autor na época em que foi publicado.

Durante a preparação dos slides a serem exibidos no BlogCampRJ 2009, me vi diante de um clássica pergunta sobre plugins de SEO para WordPress:

Qual é o melhor plugin: All in One Seo Pack ou Platinum Seo Pack ?

Opinião formada eu já tinha, após uma rápida análise feita em ambos no momento da escolha, entretanto durante esta semana me dediquei a estudar melhor o funcionamento de cada um e posso agora passar informações mais precisas, além da uma breve história que relaciona os dois.

Vamos ao que interessa !

Pra começar, um pouquinho de história. O plugin All in One Seo Pack, desenvolvido pelo Uberdose, durante alguns anos reinou de forma absoluta nesta esfera de plugins para SEO. Entretanto, no auge da fama do plugin, seu desenvolvedor resolveu descontinuar seu desenvolvimento. Insatisfeito com tal notícia e sentido a necessidade de adicionar novas funções no All in One, o desenvolvedor Rajesh resolveu criar sua versão otimizada do All in One, adicionando algumas funções que julgava essenciais, e tudo isso desencadeou com a criação do Platinum Seo Pack. Após estes fatos, ocorridos no 1°semestre de 2008, Uberdose resolveu retomar o desenvolvimento do All in One, e assim a dúvida ficou na cabeça de todos: qual dos dois devo usar ?

Resumindo, temos os 2 plugins funcionando de forma semelhante, apenas com algumas alterações no Platinum Seo Pack visando sua melhoria.

Falando das opções que apresentam, tanto o All in One Seo Pack quanto o Platinum Seo Pack permitem tais configurações:

– Gerenciar facilmente as metatags description e keywords

– Configuração de títulos de páginas, categorias, posts, e tudo mais

– Utilização da metatag noindex (não indexação) para categorias, arquivos e tags

– Log de ações (registro de eventos importantes em sua pasta, que pode ajudar a resolver erros)

Com isso, temos um empate técnico. Entretanto, o Platinum Seo Pack apresenta todas as opções que o All in One Seo Pack dispõe e mais algumas, o que, dependendo do site construído e das necessidades do mesmo, pode ser de extrema utilidade !

Dentre os Extras do Platinum Seo Pack, destaco:

– Redirecionamento 301 feito automaticamente em posts com permalinks alterados.

– Utilização da metatags noffolow em links de categorias, tags e arquivos.

– Utilização das metatags noydir e noodp.

Com isso, após análise fria da história e funcionamento dos dois, posso dar meu parecer:  recomendo a todos o uso do Platinum Seo Pack. Caso você esteja usando o All in One e optar pela troca de plugin, pode ficar tranquilo que o Platinum irá usar as configurações feitas anteriormente no All in One.. mas aproveite para revisá-las e decidir se irá utilizar algumas das funções presentes apenas no Platinum !

UPDATE (03/11/2010): As versões mais atuais do All in One Seo Pack já contam também com o redirecionamento 301 sendo feito automaticamente.

Compartilhe o artigo com um colega!
Imagem padrão
Guga Alves

Analista de Sistemas, Pós graduado em Marketing Digital e idealizador dos sites Tudo Para WordPress e Remotamente.
Possuo sólidos conhecimento de SEO, já trabalhei no maior projeto feito com WordPress no mundo, o WordPress.com e palestrei em diversos eventos como Campus Party e WordCamp Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Fortaleza e Belo Horizonte.
Organizador do WordCamp Rio de Janeiro 2014 e 2015.

Artigos: 274

34 comentários

  1. Muito bom Guga! Jornalismo investigativo para WordPress é inédito pra mim hahahaha

    Eu já utilizei os dois e não me lembro bem o que aconteceu mas tive problemas com o Platinum. A utilização do All in One SEO Pack me pareu mais tranquila.

    Só para adicionar alguma coisa, no All in One SEO Pack você também pode utilizar na meta tag robots o noodp e noydir.

    Outra coisa, ainda tenho minhas dúvidas sobre o noindex e nofollow das páginas de tag e categoria. Nos testes que eu fiz essas páginas foram muito importantes e eu sempre procurei indexá-las.

    Agora, o plus do Platinum é mesmo o 301 que ele faz para permalinks alterados. Se você tem um site onde faz muita alteração de permalink isso é uma mão na roda!

    []’s

    • Fala Enrico,

      Só depois da análise que notei uma coisa: a versão do All in One Seo Pack que está instalada em meu servidor local, para os testes, estava desatualizada e com isso faltando algumas das opções mais novas, obrigado pela rápida correção.

      Sobre as tags: Nofollow é para que o link com esta atributo não seja indexado. NoIndex é para que a página escolhida não seja indexada, mas seus links serão seguidos se não estiverem com Nofollow.

      Normalmente queremos a indexação de todas as páginas, Noindex é para casos muitos especiais :)

      Obrigado pelo comentário, sinta-se a vontade para sempre dar sua opinião por aqui pois ela só engrandece nossa discussões e estudos sobre o WP :D

  2. Cara, como eu faço pra migrar do All in on Seo para Plataniun sem perder as informações inseridas no mesmo?
    Eu instalei o Plataniun e Desativei o All, mas não o plataniun não pegou nenhuma informação do All!
    Tem alguma dica? Eu não quero perder as informações de Meta já inseridas nas minhas postagens

  3. cara, muito boa sua materia.
    agora tenho umas duvidas e estou rodando mais ta dificil de achar.
    meu blog fica aparecendo sempre no link o nome da pasta por ex: notebookecelular.com.br/notebooks
    la em cima no navegador aparecia (notebook e celular – blog archive – materia), consegui modificar no codigo para (notebook e celular >> materia). o certo é aparecer so a materia.
    E tambem no codigo o titulo da materia ta ficando como h2.
    esse plugin corrige alguns desses erros ou vc sabe algum plugin para corrigir?

    • Oi Rodrigo,

      Com qualquer um destes plugins você poderá definir a estrutura dos títulos (título da matéria e nome do blog, ou só título da matéria, ou matéria -> categoria -> Titulo, e por ai vai) !

  4. Amei esse plugin All In One Seo – Realmente melhorou em muito a qualidade do título do meu blog.
    E confesso que chegava a sentir vergonha dos títulos quando se clicava em algum post que não fosse na página principal.

    Obrigado pela dica!

  5. Não vejo pq usar nenhum destes plugins visto que é só colocar nos camps customizáveis e os títulos já tem na matéria.
    Tentei usar o Platinum pcausa do redirecionamento automático e n funcionou.

  6. Não concordo com o artigo. Utilizei o All in One Seo Pack por quase 1 ano, minhas visitas vindas do Google passavam de 50% ao dia. Resolvi então atualizar o plugin, visando melhorias. Minha indexação no Google caiu consideravelmente, cerca de 80% em apenas semanas. Desespero total, correria para trocar o plugin e deixar o antigo funcionando. Problema resolvido, Google indexando bem novamente. No meu caso, pode ser à parte a situação, mas o fato é que pra mim o plugin antigo All in One Seo Pack é o melhor.
     
    Respondendo ao nosso amigo Diego Lopes, os plugins estão aí para facilitar a nossa vida. Com o All in One SEO Pack você não precisa adicionar custom fields. É automático. Imagina você, com um site com 500 artigos. Editar um por um para adicionar os custom fields deve dar um trabalho.
    Abs à toda equipe do site, estão de parabéns. Guga acompanho teu trabalho sempre que possível, é muito bom ter pessoas dispostas a compartilhar conhecimento.

    • Bem, opiniões e posts estão ai para isso mesmo, serem discutidos.. escrevi a comparação acima após testar os 2 em diferentes sites e vasculhar sua forma de funcionamento (muito semelhante já que o Platinum foi feito baseado no All in One quando este anunciou que não mais atualizaria o plugin. Neste intervalo surgiu o Platinum depois o desenvolvedor do All in One resolveu voltar atrás)

    • Não Diego.. os buscadores irão pegar automaticamente o começo de sua postagem, o que nem sempre descreve bem todo o conteúdo da matéria.. você pode otimizar o texto que irá ser escrito no description.. se os buscadores fossem perfeitos a esse ponto simplesmente a metatag description nunca teria sido criada.. hehe

Deixar uma resposta