Comparativo: 6 Plugins de otimização de imagens

Imagens pesadas deixam seu site mais lento. É claro e simples. Mas as imagens ainda são essenciais por outros motivos, então você não pode simplesmente ignorá-las em nome da performance.

No blog do ThemeIsle.com, 6 plugins de otimização de imagens foram comparados e aqui trazemos a tradução de tal artigo.

Imagens pesadas deixam seu site mais lento. É claro e simples. Mas as imagens ainda são essenciais por outros motivos, então você não pode simplesmente ignorá-las em nome da performance. Para obter o melhor dos dois mundos, você pode usar um plugin otimizador de imagens do WordPress e otimizar as imagens para que ocupem muito menos espaço. Você ainda pode usar imagens para seus leitores e seu site ainda carrega rapidamente, e assim todo mundo sai ganhando

Quando se trata de plugins de otimização de imagens do WordPress, você tem várias opções de qualidade. E para ajudar você a encontrar o melhor dos melhores, colocaremos seis deles à prova nesta postagem.

Seis plugins de otimização de imagens do WordPress que vamos comparar

Aqui estão os seis plugins do otimizador de imagens do WordPress que testaremos e compararemos:

  1. Optimole
  2. Imagify
  3. Smush Image Compression and Optimization
  4. EWWW Image Optimizer
  5. ShortPixel Image Optimizer
  6. Compress JPEG & PNG images by TinyPNG

Para começar, testaremos o quanto cada plugin pode compactar uma imagem. Em seguida, caso seja de seu interesse você pode ir ler o post to ThemeIsle caso queira ver mais detalhes sobre a interface e opções que cada plugin oferece.

Testes práticos com esses seis plugins de otimização de imagens

Para testar essas ferramentas, queríamos ver com que eficácia cada plugin poderia otimizar a mesma imagem.

Isso fica um pouco complicado, pois alguns dos plugins de otimizador de imagem do WordPress oferecem vários níveis de otimização. Por exemplo, o Imagify possui modos de otimização Normal, Agressivo e Ultra (Normal, Aggressive, e Ultra).

Além disso, alguns dos otimizadores fornecem ferramentas de redimensionamento automatizadas, que podem reduzir drasticamente o tamanho do arquivo.

Por causa dessas diferenças, é difícil chegar a uma comparação objetiva. Definimos alguns parâmetros para iniciar este teste:

  1. Executaremos dois testes: um para arquivos JPG e outro para PNGs.
  2. Manteremos as configurações padrão de todos os plugins e não redimensionaremos as fotos.

Embora não seja uma comparação perfeita, seguindo as configurações padrão, estamos tentando imitar a experiência para um usuário comum. Com isso, queremos dizer que o usuário médio normalmente instala o plugin e não mexe com muitas configurações padrão.

Teste com imagem JPG

Aqui está a imagem JPG utilizada no teste:

PluginTamanho OriginalTamanho após otimizaçãoPorcentagem de otimizaçãoTipo de Compressão
ShortPixel518 KB169 KB67,36%Lossy
TinyPNG518 KB248.6 KB52%Lossy
Optimole518 KB274 KB47%Lossy and Lossless
Imagify518 KB338.7 KB34,64%Lossy
EWWW518 KB488.9 KB5,7%Lossless
Smush518 KB493 KB4,9%Lossless

Seguindo as configurações padrão, o ShortPixel é o vencedor, com uma redução de ~ 67% no tamanho do arquivo usando sua compactação com perdas. O TinyPNG fica em segundo lugar, mas está um pouco mais atrás. E, apesar de ainda usar compressão com perda, o Imagify conseguiu reduzir a imagem em ~ 34%.

Teste com imagem PNG

Aqui está a imagem PNG utilizada no teste:

PluginTamanho OriginalTamanho após otimizaçãoPorcentagem de otimizaçãoTipo de Compressão
Optimole301 KB34 KB88,7%Lossy and Lossless
Imagify301 KB67 KB77,7%Lossy
Tiny PNG301 KB79.7 KB73,5%Lossy
ShortPixel301 KB90.4 KB69,96%Lossy
SmushEWWW301 KB247 KB17,9%Lossless
EWWW301 KB257.4 KB14,6%Lossless

Desta vez, a competição foi mais acirrada. Agora, o plugin Optimole Image Optimization ocupa o primeiro lugar com 88,7% de otimização. Imagify, TinyPNG e ShortPixel não estão muito atrás.

Como você pode notar, esses são os mesmos plug-ins que vimos com bom desempenho no teste JPG. Isso significa que eles são definitivamente melhores? Não. Mas mostra que eles estão predefinidos para ter o melhor desempenho, o que, na minha opinião, é um fator enorme.

Se o usuário médio não conseguir obter uma classificação de compactação de 70% sem atualizar para o premium ou alternar as configurações, colocarei um plugin como esse no final da minha lista.

Assim, após dois testes de otimização no mundo real, os vencedores são Imagify, ShortPixel, Optimole e TinyPNG.

Nota: Você pode ver que a perda de qualidade da imagem é mais prevalente nas configurações de otimização extrema. Por exemplo, notei uma diferença clara na aparência do PNG no Optimole – já que, por padrão, esse plugin fica mais agressivo com a redução do arquivo.

O post original também conta com mais detalhes sobre as funcionalidades de cada plugin, e você pode continuar a leitura aqui.

Deixe uma resposta