Descubra quais plugins estão deixando seu WordPress mais lento!

Uma instalação padrão do WordPress é muito boa em carregar páginas muito rapidamente. Esta é uma decisão proposital da equipe de desenvolvimento, para manter o núcleo rápido e deixar as funções não essenciais para os plugins, para que as pessoas que não precisam dessas funções não sejam retardadas por elas e as utilizem apenas se optarem.

Com isso dito, a maioria das pessoas começa imediatamente a tentar instalar alguns plugins para obter a funcionalidade que eles estão procurando. À medida que você começar a construir seu site e vai adicionando plugins, você pode não perceber imediatamente os milésimos de segundo aqui e ali que cada plugin adiciona a seu tempo de carregamento.

Se você notou que a velocidade da página está ficando um pouco lenta (ou se você nem sequer considerou), pode valer a pena fazer uma auditoria para ter uma idéia de quais dos seus plugins estão adicionando mais para o seu site o tempo de carregamento. Ironicamente, isso será feito como uso de um plugin.

P3 Plugin Performance Profiler

O P3 Plugin Performance Profiler é um ótimo plugin desenvolvido pela GoDaddy.com que você pode ativar apenas para fazer esta auditoria e, em seguida, desativá-lo quando terminar de afinar o seu site, para que ele não seja mais um plugin ativado a afetar a velocidade geral do site.
P3 Plugin Performance Profiler

Realizando a auditoria

Uma vez instalado o plugin, você encontrará a tela do plugin no menu Ferramentas. A interface de usuário é muito bem organizado e de fácil navegação. Para executar a sua primeira avaliação, aperte o botão Start Scan. Uma vez que feita a varredura automática, ele irá passar por um processo de carregamento de um bom número de suas páginas e avaliar o tempo de carregamento de cada um, o que irá levar um cero tempo, portanto tenha paciência, não se faz uma auditoria correta sem uma amostragem satisfatória :)

Compreendendo os resultados

Quando a verificação terminar, você poderá visualizar os resultados da verificação. No topo da tela de resultados, você obtém informações sobre quantos plugins você tem, quanto tempo demorou para carregar todos eles e qual a percentagem da sua velocidade de carregamento da página é atribuível a plugins. Nos testes feitos no TudoParaWordPress, apenas 19,45{9eeb70f7dbe31288fb2327b386e95442712f640702adada4ce45490c3a150a0a} do carregamento do site é afetada por plugins (utilizamos 11 plugins e 5 deles para tarefas no backend, para o administrador ligado, portanto o site visitado pelo usuário se utiliza de apenas 6 plugins), mas em testes feitos em site de amigos (que pediram para não revelar detalhes sobre seus sites), chegamos a até 70{9eeb70f7dbe31288fb2327b386e95442712f640702adada4ce45490c3a150a0a}, concluindo que tais sites são cerca de 4 vezes mais lento do que era quando o WordPress foi instalado pela primeira vez sem plugins e muitos dos plugins utilizados poderiam ser substituídos por funcionalidades desenvolvidas especificamente para as funções desejadas.

O gráfico em pizza vai lhe dar uma representação visual dos plugins mais pesadas (cada fatia que representa uma porcentagem do tempo total plugin de carga). Conforme falamos anteriormente, é interessante você observar qual plugin realmente impacta no carregamento do front-end do site. Por exemplo, se você utiliza o WP Smush.it para otimizar imagens, ele aparecerá no relatório, mas este apenas é utilizado quando um editor sobe uma imagem em seu servidor pelo uploader de imagens do WordPress, não afetando o carregamento de seu site.

Se você clicar sobre a guia Detailed Breakdown, você pode passar o mouse sobre cada barra do gráfico e ver o tempo de carregamento real para cada plugin. As guias restantes fornecem informações adicionais sobre como cada página que foi utilizada no teste, uma comparação entre o tempo de carregamento do núcleo do W, o tempo de carregamento do tema e tempo total de carregamento dos plugin, quantas consultas SQL foram necessários para carregar cada página e outras métricas.

Hora para uma mudança?

Uma vez que você executou a verificação em seu site e observou os resultados, você está em uma boa posição para tomar uma decisão para decidir o que fazer com o seu site para melhorar sua performance. Reveja os plugins mais pesados e decida se você realmente precisa deles. Se você não consegue viver sem eles, talvez haja um plugin diferente ou até um snippet legal para o substituir, mais leve e que ainda consiga a mesma funcionalidade.

Fez os testes? Compartilhe conosco!

Quantos plugins seu site utiliza? Qual o impacto dos mesmos no carregamento do seu site (Plugin Load Time e Plugin Impact)?

15 Comments

  1. Olá Guga,
    Tenho estado a analisar a performance do meu site e chegue até aqui através de uma pesquisa no google. Ainda não conhecia o plugin que você recomenda. Depois de ler o artigo instalei-o e dei início aos testes. Já tinha a sensação que alguns plugins estavam a afectar a velocidade de carregamento, mas não tinha descoberto quais. A verdade é que um deles – Visual Composer -(plugin premium) representa cerca de 60% do tempo de carregamento. de imediato fui fazer outra verificação através do Google Page Speed e obtive os seguintes dados: “The page TECH&NET – tecnologia, internet, rede… got an overall Page Speed Score of 91 (out of 100)”. Bem este resultado não me parece mau. De qualquer maneira quis fazer um teste a um dos artigos em que utilizo o “Visual Composer”. É um post com uma análise ao Nokia N9, tem várias imagens, um vídeo e etc. Achei que teria resultados muito piores, mas o score não foi muito diferente “he page Review ao Nokia N9 | TECH&NET – tecno… got an overall Page Speed Score of 90 (out of 100)”. De qualquer maneira os diversos testes que efectuei fizeram-me ver que ainda é possível melhorar. Ainda não desactivei o plugin, porque não quero perder a formatação dos artigos e como são muito ainda não tive tempo de os refazer. Por outro lado já estou a trabalhar num novo layout e o novo tema só irá utilizar os plugins indispensáveis.
    Não conhecia o seu site e fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade do conteúdo. Pode ter a certeza de que agora vai ser um site de paragem obrigatória.
    Obrigado pelas dicas.

    • Alfredo, não conheço o plugin mencionado por você, mas é importante estar atento a uma detalhe: se o plugin roda apenas no back-end, para um usuário logado no site, ele não irá atrapalhar no tempo de carregamento do front-end.
      Obrigado pelos elogios ao TudoParaWordPress :)

    • Olá Alfredo,

      Você ainda utiliza o Visual Composer ?
      Estou querendo iniciar o uso e ainda tenho dúvidas..
      O site fica muito lento ..se eu instalar plugin w3c cache ..resolve ??

  2. Que baita plugin. Baixou o MySQL querys de 500 para 75. O site carregou 4x mais rapido. O Simple Tags era o principal problema – usava 40% de todo processo de servidor.
    Muti obrigado.

    • De nada, estamos aqui para lhes ajudar mesmo..
      4 vezes mais rápido? Que maravilha, fico muito feliz com seu depoimento e em ter te ajudado tanto com apenas 1 post! \o/

  3. é normal demorar a análise? porque eu fiz uma análise e demorou quase uma hora!

  4. Felipe Gonçalves dos Reis
    Felipe Gonçalves dos Reis

    Parabéns! Esse plugin salvou a minha vida!
    Eu estava com um problema nele a três dias e não sabia como resolver, depois de um check-up no blog com ele, vi que meu blog demorava 16 segundos. Vi o que estava errado e resolvi. Perfeito cara! Muito obrigado mesmo.

  5. Vou baixar o plugin e fazer a varredura.

    Depois informo o resultado.

    Muito obrigado pela dica.

  6. o meu achou o wp scan e o contact form 7 que esta lento demais, devo retirar? tem algum que eu possa colocar no lugar que seja mais rapido? obrigado desde já

  7. Muito obrigado pela matéria! Foi de grande ajuda.

  8. Excelente assunto, e muito bem escrito!

    Vc acha que um plugin para WP pode interferir com o layout, e outras funcionalidades do site principal, como outros plugins ligados ao sistema de pagamentos de e-commerce (paypal)?

    Obrigado!

  9. Boa tarde, Guga!
    Esse plugin ainda é indicado para essa analise ainda? Somente estou perguntando por causa do post ser de 2012.
    Obrigado Fera!

  10. Ótimo plugin, recomendo!

Deixe uma resposta