SEO: Meta Description em categorias do WordPress

Vejo todos muito preocupados em aplicar as melhores técnicas de SEO em seus blogs, tanto que a velha discussão sobre All in One Seo Pack e Platinum Seo Pack ronda a cabeça de muitos, embora já desmistificada por aqui na postagem All in One Seo Pack X Platinum Seo Pack: Qual é o melhor ?.

Ambos nos dão a opção de preencher as metatags title, description e keywords das postagens que fazemos, além da Home, até aí tudo bem.. Você deve realmente preenchê-las sempre, só a meta tag keywords que já está em desuso. Não só em desuso como não é mais lida por buscadores como Google, Bing e Yahoo (Fato confirmado por representantes destas empresas no SMX East 09 e repassado a nós pelo @FabioRicotta, do site MestreSeo, que esteve presente no referido evento)

Rodei, rodei e aonde quero chegar com isso: Você já abriu a página de suas categorias e procurou a meta description no código html das mesmas ?

Pois é, fiz isso no meu site e em alguns outros grandes sites da área (alguns de SEO, outros de WordPress, etc) e notei que só no meu site aparecia a description.. sabe porque ?

O motivo é bem simples: tais sites, ao criar suas categorias, não a fizeram de maneira completa.. vejam a imagem abaixo:

Description nas categorias WordPress

 Pelo o que pude notar, a grande maioria dos usuários WordPress cria a categoria e não dá a mínima atenção para o campo Descrição, normalmente o deixando em branco.. e aí está o erro !

Descrição.. em inglês, Description ! Sim, o preenchimento deste campo será exibido na meta tag description da página desta categoria !

Portanto, lembrem-se: sempre preencham o campo Descrição com no máximo 160 caracteres (quantidade máxima de caracteres lidos por grande parte dos buscadores quando lêem tal tag )

Olho vivo no WordPress ! Se não souber como preencher algum campo, pesquise sobre.. você acha que algum deles foi criado a tôa ??

Abraços galera !

Compartilhe o artigo com um colega!
Imagem padrão
Guga Alves

Analista de Sistemas, Pós graduado em Marketing Digital e idealizador dos sites Tudo Para WordPress e Remotamente.
Possuo sólidos conhecimento de SEO, já trabalhei no maior projeto feito com WordPress no mundo, o WordPress.com e palestrei em diversos eventos como Campus Party e WordCamp Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Fortaleza e Belo Horizonte.
Organizador do WordCamp Rio de Janeiro 2014 e 2015.

Artigos: 274

14 comentários

  1. Valeuuuu Guga, gostei do seu post….
    É realmente isso que acontece, o pessoal preenche as meta-tags dos posts e não ligam muito para as categorias dos Blogs. Eu fui um que fiquei muito tempo sem usar este campo (description) das categorias, e um dia desses tbém fiz isso q vc fez, olhou o codigo-fonte e percebi que não tinha nada lá.
    Um abraço e Sucesso!

  2. Por favor, eu sempre preenchi este campo das categorias, porém isto acusa erro no Web Master Tools pq esta descrição fica sendo tb a da /page/s das categorias. Isto n dá a entender conteúdo duplicado? Obrigado!

    • O preenchimento é justamente para a página da categoria, e não para os posts que esta possuir. A description de cada post deverá ser feita individualmente com o uso de plugins como o Platinum Seo Pack ou o All in One Seo Pack

  3. Ótimo artigo.
    Já eu uso o wordpress seo. Ele é extremamente fácil de usar, e ainda tem algumas ferramentas de estatísticas, gera sitemap…. estou gostando muito.
    Também estou gostando muito do portal. Parabéns a equipe.

    • Sim, o WordPress SEO é muito bom.
      Esta dica é mais antiga que o WordPress SEO, da época em que esta era a melhor solução :)
      Mas esta dica ainda é válida para aqueles que não estejam usando um plugin que exerça bem tal função.
      Obrigado pelos parabéns, estamos aqui para compartilhar as melhores informações sobre WordPress com vocês!

  4. Bom dia Guga, excelente artigo, no entanto, tenho uma dificuldade com meta description duplicada, pois depois que adicionei a description nas categorias ela é adicionada tanto para a primeira página da categoria como para as seguintes, gerando assim meta description duplicada, queria saber se tem como imprimir esta description somente na primeira página da categoria no wordpress.

    • Klayton, o ideal é nem indexar todas as página de uma categoria, pois normalmente o conteúdo que está nela também está na página do post.. A não ser que seu site fuja do padrão que vemos por aí e crie uma descrição específica de cada post para aparecer na página da categoria, criando um conteúdo diferenciado.
      Mesmo assim, o conteúdo das páginas muda por sempre tem 10 últimos posts e o post mais recentes acabam ficando para trás e virando conteúdo da página 2, depois da 3, e assim por diante.
      Por conta disso, prefiro bloquear as páginas e deixar indexar apenas a página principal de uma categoria.
      Espero ter ajudado. Abraços!

  5. Esclareci perfeitamente minha dúvida, no entanto, não sei como bloquear as demais páginas das categorias, e indexar somente a primeira página. Tem algum plugin que faz isso ou algum hack.
    Veja um exemplo da minha página de categoria
    http://www.dancaderua.com/breakdance/campeonatos/redbullbcone/
    Eu preencho todas as descrições de categorias, como você pode ver. Então queria uma forma de indexar somente a primeira página de cada categoria. Como eu faço isso?

Deixar uma resposta