Clickheat: mapa de calor para análise de seu site

O que é:

Clickheat é um mapa de calor totalmente open-source e pronto para ser usado. É fácil de instalar, bastando alguns conhecimentos de ftp e html, para inserir seu tracking code. Possui um painel administrativo onde, após configurado, fornece uma código em javascript (exatamente da mesma forma que o Google Analytics fornece), para você inserir em cada página de seu site. E, assim que inserido, ele já começa a coletar os clique de qualquer visitante em seu site. Você pode instalar o código fornecido manualmente em todas as páginas de seu blog, colocando o código de trackeamento fornecido no footer.php de seu site ou instalando o plugin para WordPress, que pode ser baixado aqui. Além de instalar o plugin, você necessitará seguir os seguintes passos:

1) Faça o Download e instale o ClickHeat em seu servidor.

Baixe o programa clicando aqui, crie uma pasta “clickheat” na raiz do seu servidor (/public_html/) e envie os arquivos baixados aqui para esta pasta. Exemplo: http://www.seusite.com.br/clickheat Feito isso, acesse esta pasta e faça as configurações necessárias. Nenhum mistério aqui, só seguir o que a tela vai pedindo que a instalação ocorrerá sem problemas

2) Baixe o Plugin para WordPress do ClickHeat

Faça o Download do plugin e o suba a pasta /public_html/wp-content/plugins de seu blog. Feito isso, ative este plugin. Para o perfeito funcionamento deste plugin, é necessário que o comando <? wp_footer(); ?> esteja presente em sua página de rodapé (footer.php)

3) Teste o funcionamento do programa

Teste o sistema adicionando o código “?debugclickheat” no final de qualquer página de seu site Ex.: http://www.seusite.com.br/index.php?debugclickheat Um detalhe importante: o sistema não irá trackear os clicks de administradores logados no site, com isso você precisará se desconectar do painel administrativo do WordPress. Se tudo ocorreu bem, você verá uma janelinha como esta:

ClickHeat

Clique em qualquer link de sua página e repare como o clique será contablizado nesta janela. Pronto, seu mapa de calor está instalado ! Para ver o mapa de calor em ação, basta entrar na pasta do clickheat. (http://www.seusite.com.br/clickheat), se conectar com o login e senha definidos no momento da instalação e definir a periodicidade do mapa que desejar.

3 Comments

  1. Obs: Obrigado ao amigo Gabriel Cunha, do http://www.marketingdescomplicado.com.br pela excelente dica !

  2. Gostei das informações fornecidas por este site. Com certeza contribuir para melhorar o conhecimento daqueles que ainda estão caminhando através desta ferramenta chamada WordPress.
    Deus vos abençoe.

  3. Ótimo site! Eu me achava experto em plugins e encontrei uns aqui que nunca tinha visto. Parabéns pelo blog!

    Se me permitir, deixo aqui meu site, é baseado em WordPress + Whmcs.

    Se você tiver alguns addons ou plugins interessantes relacionado ao whmcs + wordpress, por favor, comparta conosco.

    Abraços,

Deixe uma resposta