Como baixar versões antigas de plugins no repositório oficial?

Existe uma maneira simples de obter versões anteriores de seus plugins do WordPress, por exemplo, se uma versão atual quebrar sua configuração e você precisar voltar para a versão que funcionava.

Note que essa dica é ótima para resolver problemas por um tempo, mas que não é recomendado deixar plugins desatualizados por muito tempo já que eles lidam também com questões de segurança do plugin em seu site, e não apenas de questões estéticas/visuais.

Um exemplo prático sobre quando isso vai ser útil: Essa semana resolvi ajudar uma amiga a migrar o seu site para outro servidor, e muitos plugins estavam desatualizados.

Resolvi atualizar o plugin Advanced Custom Fields que estava numa versão antiga, 4 ponto alguma coisa, mas o plugin já está atualmente na versão 5.1. Ao atualizar o plugin, todos os campos personalizados criados por ele foram perdidos, e lendo descobri que na virada da versão 4 para a 5 isso realmente acontece, então precisei manter a versão 4 enquanto buscava uma maneira de restaurar tais campos na versão 5.x do plugin.

Ao visitar a repositório oficial dos plugins, existe um pequeno link “Panorama Avançado” na barra lateral direita.

como baixar versões antigas plugin

Ao clicar no referido link, role até o final e você verá a seção “Opções avançadas”, onde você pode escolher uma versão anterior do plugin.

No referido caso, escolhi a última versão 4 disponível.

opcoes avancadas versoes anteriores plugin 1

Pronto, agora que o site do cliente foi migrado e continua funcionando com uma versão antiga do plugin, exportei todo o site, importei em ambiente local no meu computador e assim vou trabalhar na correção sem precisar tirar o referido site do ar, ou esconder partes dele por conta do erro que aconteceu.

E aí, sabiam disso? Mais um detalhezinho simples mas sempre bom de aprender!

Compartilhe o artigo com um colega!
Imagem padrão
Guga Alves
Analista de Sistemas, Pós graduado em Marketing Digital e idealizador dos sites Tudo Para WordPress e Remotamente. Possuo sólidos conhecimento de SEO, já trabalhei no maior projeto feito com WordPress no mundo, o WordPress.com e palestrei em diversos eventos como Campus Party e WordCamp Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Fortaleza e Belo Horizonte. Organizador do WordCamp Rio de Janeiro 2014 e 2015.
Artigos: 274

Deixar uma resposta