Jetpack: Editando o posicionamento dos botões de compartilhamento social

Utilizando o plugin Jetpack faz algum tempo, sempre me perguntei como os botões de compartilhamento social eram corretamente colocados após o conteúdo da postagem, e como eu poderia fazer um controle manual deste posicionamento para explorar isso melhor em cada tema. Aqui mesmo no TudoParaWP, os botões de compartilhamento são colocados antes e depois do post, como forma de incentivar o compartilhamento mesmo sem ter lido a matéria (sim, muitos fazem isso).

jetpack

O posicionamento automático é feito graças ao uso de 2 filtros que solicitam o posicionamento dos botões depois das funções the_content e the_excerpt, assim o posicionamento é feito corretamente após a postagem.

Removendo os filtros do Jetpack

Para sobrescrever este posicionamento automático, você precisará remover estes dois filtros logo antes da função the_content (ou the_excerpt) nos arquivos do seu tema. Vejamos como no exemplo abaixo:

<?php
if ( function_exists( 'sharing_display' ) ) {
  remove_filter( 'the_content', 'sharing_display', 19 );
  remove_filter( 'the_excerpt', 'sharing_display', 19 );
}
the_content(); ?>

E pronto, os filtros automáticos estão removidos, mas com isso os botões não aparecerão mais e você precisará os chamar manualmente.

Antes de mostrar como fazer manualmente, vale lembrar que o ideal é você adicionar estas remoções de filtro no functions.php do seu tema, e não diretamente no arquivo single.php, ok?

Adicionando os botões do Jetpack manualmente

 <?php if ( function_exists( 'sharing_display' ) ) echo sharing_display(); ?> 

Também existe a possibilidade e você não remover os filtros, assim os botões continuarão aparecendo ao final do post (ou demais locais configurados no plugin) e utilizar o trecho acima para adicionar os botões em mais locais (como fiz aqui no TudoParaWP adicionando os botões antes do conteúdo da postagem), então fica a seu critério a melhor forma de utilizar, cada caso pedirá uma forma diferente de utilizar estes mágicos códigos compartilhados aqui.

2 Comments

Deixe uma resposta